metropoles.com
Paris 2024

Presidente do COI repudia preconceito com boxeadora: “É justiça”

Em entrevista coletiva, Thomas Bach criticou a forma como a situação foi conduzida pela Associação Internacional de Boxe

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Richard Pelham/Getty Images
Imagem colorida de Imane Khelif, boxeadora alvo de plêmica em Paris- Metróples
1 de 1 Imagem colorida de Imane Khelif, boxeadora alvo de plêmica em Paris- Metróples - Foto: Richard Pelham/Getty Images

Após uma equivocada polêmica envolvendo o gênero das boxeadores Imane Khelif e Lin Yu-ting, finalistas da modalidade em Paris 2024, o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI) Thomas Bach repudiou ataques direcionados às atletas. Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (9/8), o diretor ainda criticou a forma como a situação foi conduzida anteriormente pela Associação Internacional de Boxe (IBA).

“Essa não é uma questão de inclusão, é de justiça. Mulheres têm o direito de participar em competições femininas. Vi uma transcrição da entrevista coletiva dessa organização e não estava claro nem que teste foi feito nem que resultados foram produzidos”, afirmou Thomas Bach.

A polêmica envolvendo as boxeadoras veio à tona após desistência da italiana Angela Carini, em luta contra Imane Khelif. A argentina volta a entrar no ringue nesta sexta-feira, na briga pelo ouro da categoria até 66kg. Yu-ting também tem combate pela final dos 57kg neste sábado (10/8).

“Não é mais tão fácil que XX e XY seja a clara distinção entre homem e mulher, isso cientificamente não é mais verdade. Portanto, elas duas são mulheres e têm o direito de participar de competições femininas”, completou o presidente do COI.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?