metropoles.com

É prata! Judoca Willian Lima conquista 1ª medalha do Brasil em Paris

Willian Lima perde para o japonês Hifumi Abe na final da categoria com menos de 66 kg, mas garante a 1ª medalha do Brasil nas Olimpíadas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Sabau Gabriela/IJF
Brasil conquista sua primeira medalha nas Olimpíadas de Paris: Willian Lima leva a prata
1 de 1 Brasil conquista sua primeira medalha nas Olimpíadas de Paris: Willian Lima leva a prata - Foto: Sabau Gabriela/IJF

O judoca paulista Willian Lima garantiu a primeira medalha para o Time Brasil durante os Jogos Olímpicos de Paris. O judoca ficou com a medalha de prata na disputa que ocorreu no Champs de Mars neste domingo (28/7). A luta foi finalizada com um ippon e um waza-ari do japonês.

No duelo final, Willian se manteve mais em uma postura defensiva, tentando evitar os golpes do japonês Hifumi Abe. Willian chegou a receber uma punições por estar evitando o confronto.

Ainda no começo da tarde deste domingo, a judoca brasileira Larissa Pimenta, ou Larissa “Pimentinha”, venceu a italiana Odette Giuffrida e conquistou uma das duas medalhas de bronze do judô na categoria até 52 kg.

A brasileira e a italiana receberam duas punições por ter evitado o combate direto. A disputa chegou a ir ao golden score, quando qualquer golpe é capaz de encerrar a luta. A disputa entre as duas durou oito minutos.

Quem é Hifumi Abe

Hifumi Abe é membro de uma das famílias mais conhecidas do judô internacional. Ele foi o medalhista de ouro em Tóquio, em 2021. Hifumi ainda conquistou o título do Mundial em 2017, 2018 e 2022.

A irmã dele, Uta Abe, era considerada uma favorita à medalha por ninguém conseguir vencê-la desde 2019, mas foi eliminada nas lutas das oitavas de final. O choro e os berros da atleta após a derrota viralizaram nas redes sociais.

Quem é Willian Lima

O judoca brasileiro de 24 anos foi o campeão da categoria até 66 kg. Na semifinal, ele venceu o cazaque Gusman Kyrgyzbayev com um ippon, o golpe máximo do judô. O atleta derrotado pelo brasileiro foi quem ficou com uma das medalha de bronze da categoria em uma disputa com o sérvio Strahinja Bunčić.

O atleta de 24 anos é um dos destaques da categoria meio-leve do Brasil. Natural de Mogi das Cruzes, no interior de São Paulo, ele treina judô desde os 6 anos de idade. Seu sonho era ser nadador, mas devido a sua altura (1,65 m) foi aconselhado a seguir nos tatames.

Ele conquistou três medalhas de ouro no Pan-americano, em 2021, 2022 e em 2024. Também foi campeão mundial na disputa para atletas com menos de 21 anos. O judoca é terceiro-sargento da Marinha e também se destacou em competições militares. Ele foi bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023.

Em 2023, nasceu o primeiro filho do atleta, Dom. O pequeno tinha apenas 28 dias quando o pai lutou no Chile. Muito emocionado, Willian dedicou a medalha ao filho e à esposa, Maria Júlia. “Eu comecei a ter uma força e motivação maior ainda pelo nosso filho pois eu não sonho mais sozinho, é um sonho olímpico de nós três”, declarou o papai à sua família no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?