metropoles.com

Atleta brasileira chora ao falar da morte do pai durante as Olimpíadas

Valdileia Martins se emocionou a falar da morte do pai, na última segunda-feira. Ele era um dos maiores incentivadores da carreira dela

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/TV Globo
Imagem colorida de uma atleta chorando durante a entrevista | Valdileia Martins | Olimpíadas
1 de 1 Imagem colorida de uma atleta chorando durante a entrevista | Valdileia Martins | Olimpíadas - Foto: Reprodução/TV Globo

Na última segunda-feira (29/7), a atleta Valdileia Martins, que está em Paris para as Olimpíadas, recebeu a notícia da morte do pai, Israel Martins, 74 anos. Esta é foi primeira competição olímpica dela, que disputava medalha na final da categoria salto em altura.

Na classificação para os jogos, Valdileia, que começou a treinar em acampamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), passou pelo sarrafo a 1,92m e conseguiu se igualar ao recorde brasileiro, de Orlane Maria dos Santos, em 1989. Mas sofreu uma lesão, o que fez com que ela abandonasse a final do salto em altura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, neste domingo (4/8).

Em uma entrevista a um repórter do SporTV, Valdileia se emocionou ao falar do pai, que foi um dos maiores incentivadores da carreira dela. “Eu sei que ele está feliz e contente. Agora, é uma fase muito difícil, e eu sei que tenho de superar, porque meu pai é a minha motivação maior. Eu estou contente com tudo que eu estou vivendo, chegar a uma final olímpica. Não consegui saltar, mas eu estou contente com tudo”, comentou.

O pai de Valdileia morreu de ataque cardícado. “Na segunda-feira, minha irmã me ligou e falou que meu pai tinha falecido. Muito difícil, mas a minha família me deu força. Eles falaram para eu ficar e competir pelo meu pai. Eu sabia que seria a prova mais difícil do ano. Na sexta-feira, eu fiz por ele, fiz em homenagem a ele”, celebrou.

2 imagens
Valdileia Martins chora ao lembrar da morte do pai
1 de 2

Valdileia Martins começou a treinar em acampamento do MST e perdeu o pai às vésperas da competição

Michael Steele/Getty Images
2 de 2

Valdileia Martins chora ao lembrar da morte do pai

Reprodução/TV Globo

Apoio da internet

O momento viralizou nas redes sociais, e comoveu internautas. “Nossa, gente, eu to muito comovido com a história da Valdileia Martins do atletismo, que mesmo lesionada chegou à final do salto em altura e ainda teve que lidar com tudo isso sabendo que o pai dela tinha falecido na mesma semana”, escreveu o ex-BBB João Pedrosa no X.

“Valdileia Martins. 34 anos, disputando sua 1ª olimpíada. perdeu o pai (seu maior incentivador) quando já tava em Paris, dias antes de competir. pensou em desistir, mas a família não deixou pq era o que ele queria. competiu, fez a melhor marca da vida e recorde brasileiro”, comentou outro perfil.

“Emocionante demais a entrevista da Valdileia. Ela não pôde competir a final porque se machucou no aquecimento. E falou também sobre a perda do pai”, comentou outro perfil.

Além das mensagens de apoio a Valdileia, perfis criticaram a postura do repórter de perguntar sobre o luto da alteta durante a entrevista.

“Uma pergunta fechada, ridícula e insensível. Totalmente desnecessária, isso, sim. O ético era fazer uma pergunta aberta e, se ela quisesse, falaria sobre esse evento tão doloroso e extremamente recente na frente das câmeras e pós-desistência de prova. Não vale tudo pela audiência”, escreveu um perfil.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?