Em jogo realizado no final de dezembro do ano passado, um pênalti foi marcado para a equipe do Genk. O meia Bryan Heynen bateu e acabou desperdiçando. Porém, a equipe conseguiu o gol no rebote. O árbitro da partida, Nathan Verboomen, foi aconselhado pelo
VAR a anular o gol por invasão da área após o rebote na cobrança de pênalti, e marcou tiro livre indireto para o adversário.
Mas na imagem que foi reproduzida da partida, é possível notar que o jogador do Anderlecht também invade a área, ou seja, a cobrança teria de ser repetida, já que o protocolo do VAR está inserido nas regras do jogo, e a violação das regras nesse caso indicariam um erro de direito, dando a prerrogativa da anulação da partida.
O Genk entrou com uma representação contra o juiz do jogo. No início de janeiro, o departamento profissional de arbitragem da Bélgica alegou que seria apenas um erro de tomada de decisão do arbitro, e não uma interferência na aplicação da regra do jogo. O Genk entrou com recurso e o conselho disciplinar mudou a decisão, decidindo repetir a partida.
O jogo ainda não tem data marcada para ser novamente realizado. A plataforma Eleven Belgium reproduziu o lance, confira:
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal do Metrópoles no Telegram e não deixe de nos seguir também no Instagram!