metropoles.com

Muros de sede do Palmeiras são pichados em protesto contra diretoria

Muros amanheceram pichados com protestos após derrota para o Santos no Brasileirão e a eliminação na Libertadores

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Imagem mostra muro com pichações - Metrópoles
1 de 1 Imagem mostra muro com pichações - Metrópoles - Foto: Reprodução

Após derrota para o Santos no domingo (8/10), por 2 x 1, os muros do Allianz Parque amanheceram pichados nesta segunda-feira (9/10), com protestos contra Leila Pereira, presidente do Palmeiras, e Anderson Barros, diretor de futebol de clube. O vandalismo ocorre, além do revés no clássico do Campeonato Brasileiro, em meio a uma crise da torcida com o clube, eliminado na Libertadores na última semana.

Ao Estadão, a Mancha Alvi Verde, principal torcida organizada palmeirense, afirma que não é a responsável pelas pichações, mas reitera as cobranças à diretoria e ao time.

Entre as frases pichadas no muro do Allianz Parque, em trecho próximo à bilheteria do clube, os manifestantes cobram a saída de Barros, principal responsável pelas contratações e formação do elenco palmeirense, e chamam Leila de “mentirosa”. Além disso, pedem reformulação no Conselho administrativo. A reportagem entrou em contato com o Palmeiras, que afirma que registrará boletim de ocorrência e “tomará todas as medidas cabíveis para que os vândalos responsáveis pelos danos ao patrimônio do clube sejam identificados e punidos”.

Esta não é a primeira vez que os muros do estádio são pichados. Em janeiro deste ano, após empate sem gols com o São Paulo pelo Campeonato Paulista, o mesmo trecho do Allianz Parque foi vandalizado, com palavras de protesto contra a presidente. Desde o início de 2023, inclusive, as críticas das torcidas palmeirenses à mandatária do clube cresceram. Além da ausência de reforços, a compra de um avião, que é utilizado pelo clube nas viagens, mas pertence a uma empresa de Leila, não foi vista com bons olhos por uma parcela de torcedores.

Em 2023, o Palmeiras conquistou o Campeonato Paulista diante do Água Santa e a Supercopa do Brasil contra o Flamengo, mas recebeu críticas pela ausência de reforços. Para este ano, apenas o colombiano Richard Ríos e Artur, revelado pelas categorias do clube e que defendia o Red Bull Bragantino, se juntaram ao grupo.

“Tem torcedores que amam o Palmeiras, mas tem outros que só amam ganhar. E, desde o primeiro dia que cheguei aqui, eu disse que não iria prometer nada. Mesmo assim, no dia de hoje, parece que tudo que foi feito não é o suficiente. Que somos todos uma porcaria. E cada um de nós tem que fazer a sua reflexão: é isso que eu quero para mim ou não? Só vão bater nas minhas costas quando eu ganhar?”, afirmou Abel Ferreira, em entrevista coletiva após a partida contra o Santos neste domingo.

CRÍTICAS DA TORCIDA ORGANIZADA

Apesar de não reivindicar o protesto nos muros, a Mancha Alvi Verde mantém a postura contra os membros da diretoria palmeirense. Após o clássico com o Santos, que ocorreu na Arena Barueri em virtude do show do cantor canadense The Weeknd que ocorrerá no Allianz Parque nesta semana, as torcidas protestaram contra o time. Além disso, a Mancha lançou uma nota, na manhã desta segunda-feira, no qual pede a demissão de Barros e afirma que irá manter os protestos, antes e após as partidas, até o final do Campeonato Brasileiro, assim como nas reuniões de conselheiros do clube.

Ao Estadão, Jorge Luís, presidente da Mancha Alvi Verde, nega a autoria das pichações por parte da torcida organizada, mas mantém o tom de crítica à gestão de Leila Pereira à frente do clube. “Vamos protestar antes, após o jogo e no intervalo das partidas contra a diretoria. Nossas manifestações serão públicas e conhecidas por todos. Essas pichações não foram feitas por nós Há 20 milhões de palmeirenses que estão indignados com a diretoria e se manifestam cada um à sua maneira.”

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?