Mundial de Clubes: relembre os títulos brasileiros na competição
O torneio da Fifa de 2023 começa nesta terça-feira (12/12), em partida entre o Al-Ittihad e o Auckland City
atualizado
Compartilhar notícia
O Mundial de clubes de 2023 tem início marcado para esta terça-feira (12/12) e marcará a última chance para um brasileiro vencer o torneio no atual formato em que é disputado. Segundo o planejamento da Fifa, entidade responsável pela competição, o próximo Mundial, a ser disputado em 2025, acontecerá em um novo formato, com 32 clubes, e será sediado nos Estados Unidos.
O atual configuração do torneio está em vigência desde o ano 2000 e conta com quatro títulos brasileiro e três times campeões. Relembre os feitos dos vencedores brasileiros na competição.
Corinthians (2000)
Campeão do Campeonato Brasileiro de 1998, o Corinthians participou da disputa do Mundial de 2000 graças à indicação da CBF de um dos clubes brasileiros ao torneio, privilégio concedido devido a regra da presença de um representante do país sede na competição.
O Corinthians disputou a fase de grupos com Real Madrid, Al-Nassr e Raja Casablanca, e liderou o seu grupo pelo critério de desempates no saldo de gols, contra o time espanhol. Na final, o Timão venceu o Vasco da Gama, campeão da Copa Libertadores de 1998, nas penalidades, após empatar em 0 x 0 no tempo regulamentar.
São Paulo (2005)
O esquadrão soberano do São Paulo foi ao Mundial da Fifa de 2005 após vencer a Libertadores da América do mesmo ano. Disputado, pela primeira vez, entre os campeões vigentes das seis confederações, o Tricolor só estreou na competição na semifinal, quando venceu o representante da AFC, Al-Ittihad, por 3 x 2.
Na final, o São Paulo se consagrou campeão em cima do Liverpool, por 1 x 0, após atuação de gala de Rogério Ceni e com gol de Mineiro ainda no início da partida, aos 26 minutos.
Internacional (2006)
Seguindo o mesmo formato de 2005, o Internacional chegou ao Mundial já nas semifinais da competição, após vencer a Libertadores em cima do poderoso São Paulo, tricampeão da América. Em sua estreia no torneio, o Colorado venceu o Al Ahly, por 2 x 1, com gols de Pato e Luiz Adriano.
No jogo do título, o Inter chegava para enfrentar o favorito ao título, Barcelona, que contava com craque como Deco, Giuly e o então eleito melhor jogador do mundo, Ronaldinho Gaúcho. Em jogo épico e com um herói improvável, o time gaúcho venceu o poderoso Barcelona por 1 x 0, com gol de Adriano Gabiru.
Corinthians (2012)
Na nona edição do Mundial organizado pela Fifa, o Corinthians venceu o seu segundo título após passar pelo Al Ahly, nas semifinais da competição, com o placar magro de 1 x 0.
Com a torcida em peso no Japão, o Corinthians fez história e conquistou o seu segundo título mundial sobre o Chelsea de Lampard e David Luiz, por 1 x 0. Marcado no coração do torcedor Alvinegro, o time se consagrou campeão devido a atuação brilhante de Cássio, promovido no início da temporada à titularidade pelo técnico Tite.