metropoles.com

Mundial de Clubes: relembre os títulos brasileiros na competição

O torneio da Fifa de 2023 começa nesta terça-feira (12/12), em partida entre o Al-Ittihad e o Auckland City

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Yasser Bakhsh – FIFA/FIFA via Getty Images
Imagem colorida do troféu do Mundial de clubes da Fifa- Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do troféu do Mundial de clubes da Fifa- Metrópoles - Foto: Yasser Bakhsh – FIFA/FIFA via Getty Images

O Mundial de clubes de 2023 tem início marcado para esta terça-feira (12/12) e marcará a última chance para um brasileiro vencer o torneio no atual formato em que é disputado. Segundo o planejamento da Fifa, entidade responsável pela competição, o próximo Mundial, a ser disputado em 2025, acontecerá em um novo formato, com 32 clubes, e será sediado nos Estados Unidos.

O atual configuração do torneio está em vigência desde o ano 2000 e conta com quatro títulos brasileiro e três times campeões. Relembre os feitos dos vencedores brasileiros na competição.

Corinthians (2000)

Campeão do Campeonato Brasileiro de 1998, o Corinthians participou da disputa do Mundial de 2000 graças à indicação da CBF de um dos clubes brasileiros ao torneio, privilégio concedido devido a regra da presença de um representante do país sede na competição.

O Corinthians disputou a fase de grupos com Real Madrid, Al-Nassr e Raja Casablanca, e liderou o seu grupo pelo critério de desempates no saldo de gols, contra o time espanhol. Na final, o Timão venceu o Vasco da Gama, campeão da Copa Libertadores de 1998, nas penalidades, após empatar em 0 x 0 no tempo regulamentar.

São Paulo (2005)

O esquadrão soberano do São Paulo foi ao Mundial da Fifa de 2005 após vencer a Libertadores da América do mesmo ano. Disputado, pela primeira vez, entre os campeões vigentes das seis confederações, o Tricolor só estreou na competição na semifinal, quando venceu o representante da AFC, Al-Ittihad, por 3 x 2.

Na final, o São Paulo se consagrou campeão em cima do Liverpool, por 1 x 0, após atuação de gala de Rogério Ceni e com gol de Mineiro ainda no início da partida, aos 26 minutos.

Internacional (2006)

Seguindo o mesmo formato de 2005, o Internacional chegou ao Mundial já nas semifinais da competição, após vencer a Libertadores em cima do poderoso São Paulo, tricampeão da América. Em sua estreia no torneio, o Colorado venceu o Al Ahly, por 2 x 1, com gols de Pato e Luiz Adriano.

No jogo do título, o Inter chegava para enfrentar o favorito ao título, Barcelona, que contava com craque como Deco, Giuly e o então eleito melhor jogador do mundo, Ronaldinho Gaúcho. Em jogo épico e com um herói improvável, o time gaúcho venceu o poderoso Barcelona por 1 x 0, com gol de Adriano Gabiru.

Corinthians (2012)

Na nona edição do Mundial organizado pela Fifa, o Corinthians venceu o seu segundo título após passar pelo Al Ahly, nas semifinais da competição, com o placar magro de 1 x 0.

Com a torcida em peso no Japão, o Corinthians fez história e conquistou o seu segundo título mundial sobre o Chelsea de Lampard e David Luiz, por 1 x 0. Marcado no coração do torcedor Alvinegro, o time se consagrou campeão devido a atuação brilhante de Cássio, promovido no início da temporada à titularidade pelo técnico Tite.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?