MotoGP volta ao Brasil após 20 anos com corrida em Goiânia em 2026
Última vez que a MotoGP esteve no Brasil foi em 2004, no Rio de Janeiro. Goiânia será a nova casa da categoria no Brasil
atualizado
Compartilhar notícia
O Brasil voltará ao calendário da MotoGP em 2026. Foi celebrado, nesta quinta-feira (12/12), um acordo entre o governo de Goiás e a principal categoria do motociclismo para Grande Prêmio do Brasil aconteça no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, por cinco temporadas.
O evento, realizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer, na capital goiana, contou com a presença do governador Ronaldo Caiado e da organização do evento em solo brasileiro.
Segundo Alan Adler, CEO da Brasil Motorsport, organizadora do Grande Prêmio do Brasil de MotoGP, levar a categoria de volta ao estado de Goiás é de grande importância para o esporte a motor.
“É um momento que eu digo que a MotoGP está voltando pra casa, aqui no Brasil, onde tudo começou. É um momento de muita felicidade. A gente sabe a importância que esse evento tem para o estado em termos econômicos, de renda, de emprego e, acima de tudo, projetando a imagem de Goiás para o mundo inteiro”, disse Adler.
A capital goiana já sediou anteriormente o Grande Prêmio do Brasil de MotoGP, entre os anos de 1987 e 1989. São Paulo também já foi casa do evento em 1992. O último período da competição em solo brasileiro ocorreu entre 1995 e 2004, no Rio de Janeiro.
Para o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), sediar novamente a etapa brasileira da MotoGP será de grande valor para o estado, principalmente dos pontos de vista econômico e turístico. Caiado ainda brincou com o domínio espanhol na categoria nos últimos anos.
“É uma festa que disputa de igual para igual com a Fórmula 1 no mundo todo, e nós queremos aqui, ao invés de ser um espanhol campeão, que seja um brasileiro campeão aqui dessa vez. É importante que a gente possa mostrar que a paixão do brasileiro por moto é algo inimaginável. Milhares de brasileiros iam para a Argentina assistir. Agora eles todos vão vir para cá para poder ver esse grande prêmio que vai acontecer aqui em Goiânia”, afirmou Caiado.
Atualmente, a categoria não tem pilotos brasileiros no grid. No entanto, nomes como Jorge Martin, Francesco Bagnaia, além da presença da estrela Marc Márquez dão prestígio para a modalidade.