Morre Orlando Duarte, comentarista esportivo, vítima de Covid-19
O jornalista referência de diversos colegas de profissão estava internado há três semanas e não resistiu às complicações da doença
atualizado
Compartilhar notícia
O comentarista esportivo Orlando Duarte, 88 anos, morreu nesta terça-feira (15/12), vítima de Covid-19, em São Paulo. O jornalista referência de diversos colegas de profissão estava internado há três semanas e não resistiu às complicações da doença provocada pelo novo coronavírus.
Orlando iniciou a carreira no jornalismo no jornal O Tempo. Além do sucesso na mídia escrita – tem mais de 30 livros lançados -, ele teve passagens marcantes pelas rádios Jovem Pan e Bandeirantes. Na TV, passou por Globo, SBT, Band e Cultura.
O jornalista cobriu oito Jogos Olímpicos e esteve presente em todas as Copas do Mundo a partir de 1950. Além disso, dava palestras em diversas faculdades para compartilhar a experiência.
O “Eclético”, como era carinhosamente chamado, também sofria de mal de Alzheimer desde 2018. Ele deixa seis filhos e seis netos.
Nas redes sociais, muitos nomes do jornalismo atual se despediram de Orlando:
Orlando Duarte. Nome e sobrenome de jornalista com joga maiúsculo. Referência absoluta do jornalismo esportivo. Que Deus conforte a família.
— Carlos Cereto (@carloscereto) December 15, 2020
Nos meus tempos de Xerox na Fundação Casper Líbero, pegava o elevador e vez ou outra cruzava o Seu Orlando Duarte. Só de ouvir aquela voz dando bom dia já ficava emocionado! Que gigante do jornalismo perdemos hoje pra essa desgraça de Covid! Vá em paz, mestre! 😢🙏 pic.twitter.com/Ea25Iz0Ia4
— André Hernan (@andrehernan) December 15, 2020
O eclético. Cresci ouvindo o Orlando Duarte, trabalhei com ele no meu início de carreira, na Rádio Trianon, e cruzei com ele em várias e várias grandes coberturas. Sempre um gentleman. Vírus desgraçado https://t.co/4GitgESYWM
— Fábio Seixas (@fabio_seixas) December 15, 2020