Morre Jason Dupasquier, piloto que se acidentou no GP de Moto3
O atleta tinha 19 anos e era um dos nomes cotados ao pódio de sua categoria
atualizado
Compartilhar notícia
Após acidente sofrido no treino classificatório para o GP da Itália de Moto3, o piloto luso-suíço Jason Dupasquier, 19 anos, veio a óbito neste domingo (30/5). O atleta, que era considerado um dos destaques da categoria, caiu no minuto final do circuito, foi atingido por pelo menos mais uma moto e, após perceberam que estava desacordado, a equipe médica o socorreu ainda na pista.
O atleta teve de ser transferido de helicóptero com urgência para o Hospital Universitário de Careggi, em Florença. Até o momento, os socorristas já haviam diagnosticado “politraumatismo e estado grave”. Jason passou por uma cirurgia toráxica devido ainda a uma lesão vascular. Boletim médico citou também “graves lesões cerebrais”.
Veja o momento do acidente:
Moto3: Jason Dupasquier sofre acidente grave e é levado de helicóptero para hospital, mas não resistehttps://t.co/7nfggNNPsT
— FOX Sports Brasil (de 🏠) (@FoxSportsBrasil) May 30, 2021
Carreira
Jason Dupasquier era filho do ex-piloto Philippe Dupasquier. Nasceu em 9 de julho de 2001 e iniciou a carreira cedo, aos 14 anos. Aos 15, venceu o Campeonato Alemão de Moto3, o que acelerou a carreira no esporte. Ainda este ano, pontuou cinco corridas seguidas e vinha tendo uma evolução confortável para a chegada ao pódio.
Homenagem no GP da Itália
A morte do piloto foi anunciada após a prova da Moto 3. Sua equipe, a Prustel GP, já havia desistido de participar da corrida e o outro piloto, o japonês Ryusei Yamanaka apareceu chorando muito após descobrir a morte do amigo.
Nos momentos seguintes, as provas da Moto2 e da MotoGP homenagearam Dupasquier com minutos de silêncio e, ao vencer a corrida da categoria principal, o piloto Fabio Quartararo emocionou-se, parou a moto na curva em que o colega acidentou-se e também prestou sua homenagem.