Morre Bela Karolyi, lendário técnico que revelou Nadia Comaneci
Vitorioso técnico de ginástica artística, Bela Karolyi entrou para o hall da fama de treinadores do esporte apesar de polêmicas
atualizado
Compartilhar notícia
Morreu o lendário treinador de ginástica artística Bela Karolyi, aos 82 anos. Vitorioso, o romeno está no hall da fama dos técnicos do esporte e foi o responsável por revelar a ginasta Nadia Comaneci, dona do primeiro “10 perfeito” em Olimpíadas.
A morte do treinador foi revelada na noite desse sábado (16/11), pela Federação de Ginástica dos Estados Unidos (USA Gym). Karolyi veio a óbito nessa sexta-feira (15/11). A causa da morte não foi divulgada.
Além de mentor da pentacampeã olímpica Nadia Comaneci, o romeno treinou a vitoriosa geração da ginástica americana na década de 1980. Radicado nos Estados Unidos desde 1981, ele e a esposa, Marta Karolyi, assumiram o comando técnico da equipe de ginástica artística do país.
Ao longo da carreira como técnico de ginástica, Karolyi venceu nove medalha olímpicas, 15 em Mundiais, seis em campeonatos nacionais americanos e 16 em campeonatos europeus.
Polêmica
O casal Karolyi foi responsável pelo treinamento e transformação os Estados Unidos em uma potência do esporte. O centro de treinamentos deles foi utilizado como principal espaço de preparação da equipe feminina desde 2001. O Centro Karolyi parou de ser utilizado pela Usa Gym em 2018, após o escândalo envolvendo o médico da seleção Lary Nassar.
Após o caso de abuso envolvendo o ex-médico da seleção americana, Bela Karolyi e sua esposa foram acusados de cometer abusos físicos e psicológicos com as atletas. Karolyi também é acusado de ser conivente com a violência sexual praticada por Larry Nassar, condenado a mais de 100 anos de prisão.
Segundo documentos oficiais do governo comunista romeno, o casal Karolyi deixava as ginastas sem comer e beber água regularmente por dias. Entre as atletas que denunciaram o ex-treinador está Nadia Comaneci, lenda do esporte revelada por ele.