metropoles.com

Monza foi palco do primeiro título de Emerson Fittipaldi na Fórmula 1

O “Templo da Velocidade” viu a primeira vez que um brasileiro se sagrou campeão na Fórmula 1, em 1972

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Miroslav Zaj c/CORBIS/Corbis via Getty Images
Emerson-Fittipaldi-Campeão-F1-1972
1 de 1 Emerson-Fittipaldi-Campeão-F1-1972 - Foto: Miroslav Zaj c/CORBIS/Corbis via Getty Images

O Grande Prêmio da Itália, disputado em Monza, é um dos mais tradicionais da Fórmula 1. Neste domingo (1º/9), às 10h (de Brasília) acontece mais uma corrida no “Templo da Velocidade”. Apesar de hoje, o Brasil não contar com pilotos brasileiros no grid da categoria, o primeiro titulo mundial foi conquistado justamente no circuito.

O ano era 1972. Emerson Fittipaldi estava há dois anos no grid da Fórmula 1, e naquela temporada, pilotava pela Lotus, uma das maiores equipes da época. Até o Grande Prêmio da Itália, o brasileiro havia conquistado quatro vitórias: na Espanha, na Bélgica, na Grã-Bretanha e na Áustria.

Em Monza, Fittipaldi chegava na liderança da classificação no Mundial de Pilotos, com uma boa vantagem para o escocês Jack Stewart, da Tyrrell, e o neozelandês Denny Hulme, da McLaren. Contudo, por conta de avarias sofridas no transporte até a Itália, Emerson teria que correr com um carro reserva da Lotus.

Largando na sexta posição, Fittipaldi venceu a prova, que durou 55 voltas. Naquela altura, Denny Hulme alcançou a vice-liderança no campeonato, com um 3º lugar na corrida. No entanto, com uma diferença de 30 pontos (em uma época que a vitória valia apenas 9), e com mais duas corridas pela frente, Emerson Fittipaldi se sagrou campeão do mundo.

Aquela, foi a quinta vitória de Fittipaldi na temporada. As duas corridas restantes, no Canadá e nos Estados Unidos, foram vencidas por Jack Stewart. O piloto da Tyrrell ultrapassou Denny Hulme e ficou com o vice-campeonato.

Piloto mais jovem campeão da Fórmula 1

Com apenas 25 anos, Emerson Fittipaldi foi, por muito tempo, o piloto mais jovem a ser campeão da Fórmula 1. O recorde, conquistado em 1972, só foi batido 33 anos depois, em 2005, quando o espanhol Fernando Alonso chegou ao título mundial com a Renault aos 24 anos. Hoje, quem detém a marca é o alemão Sebastian Vettel, que, aos 23 anos, se sagrou campeão da temporada de 2010 da categoria.

Além do título de 1972, Fittipaldi ainda levou o campeonato da Fórmula 1 em 1974, a Fórmula Indy em 1989, e o bicampeonato das 500 Milhas de Indianápolis, em 1989 e 1993. Emerson, inclusive, é um dos poucos pilotos a conquistarem o título da Fórmula 1 e da Indy na carreira.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?