Relembre momentos históricos das cerimônias de abertura de Olimpíadas
Desde o desfile da Gisele Bündchen até a Operação Skyfall com a rainha Elizabeth II, cerimônias de abertura proporcionam momentos históricos
atualizado
Compartilhar notícia
A abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 ocorre nesta sexta-feira (26/7), a partir das 14h (horário de Brasília). A cerimônia promete espetáculos e particularidades que serão lembrados por muito tempo, como é o caso de outras edições. O que não faltam são momentos históricos das cerimônias de abertura anteriores.
As últimas Olimpíadas em Tóquio 2020 foram marcadas pela pandemia da Covid-19, onde o distanciamento físico e o uso de máscaras eram ordem entre os atletas. Contudo, a cerimônia não deixou de ser elegante e remeter à cultura do país sede, como é a regra.
Nos últimos 118 anos, desde que foi realizado o primeiro evento da Era Moderna, em Atenas, na Grécia, a variedade de momentos marcantes nas cerimônias são diversos. Aqui estão alguns destes momentos que assinaram o maior evento esportivo do planeta:
Gisele Bündchen desfila ao som de Garota de Ipanema
As Olimpíadas no Brasil foram realizadas em 2016 e a ideia da cerimônia no Rio de Janeiro foi usar a música brasileira mais conhecida do mundo – Garota de Ipanema. Enquanto a canção de Tom Jobim tocava, a modelo Gisele Bündchen atraía os olhares do mundo com vestido reluzente e sensual.
Muhammad Ali acende a pira olímpica com Parkinson
Muhammad Ali, o maior nome da história do boxe, carregou a tocha olímpica até a pira nos jogos de Atlanta, em 1996. A aparição do então aposentado boxeador chamou a atenção, pois ele havia sido diagnosticado com Parkinson. O sintoma de tremor, porém, não o impediu de entrar para a história mais uma vez.
“Besuntado de Tonga”
Além do desfile de Gisele Bündchen, os Jogos de Rio 2016 teve outro personagem reluzente – o Besuntado de Ouro. Pita Taufatofua carregava a bandeira do pequeno país da Oceania com trajes típicos e com o corpo brilhante, como se tivesse sido realmente besuntado em óleo. Ele voltou a aparecer na cerimônia de Tóquio.
A flecha de fogo
O acendimento da pira em Barcelona, em 1992, também foi um dos grandes destaques dos jogos. A cerimônia contou com a participação do arqueiro paralímpico espanhol Antonio Rebollo, que lançou uma flecha em chamas em direção à pira. O projétil atingiu não o alvo diretamente e o fogo tenha sido aceso automaticamente, mas não diminuiu a grandiosidade do momento, que se tornou um dos mais emocionantes na história das aberturas dos Jogos Olímpicos.
Rainha Elizabeth II e James Bond chega de paraquedas
Ainda em Londres 2012 a Operação Skyfall entrou em ação. Um helicóptero parou sobre o estádio olímpico e duas figuras icônicas do Reino Unido saltaram da aeronave. Simbolicamente, seriam a rainha Elizabeth II e o agente secreto James Bond (interpretado pelo ator Daniel Craig). A cena foi realizada por dublês.
Mr. Bean na cerimônia
As Olimpíadas de Londres em 2012 contou com a participação do icônico Mr. Bean. Interpretado pelo comediante Rowan Atkinson, Mr. Bean foi regente da orquestra, assoou o nariz, tocou piano com guarda chuva, adormeceu durante a apresentação e arrancou risos da plateia presente.