Primeira e última: Yamal e Modric fazem duelo de gerações na Eurocopa
Espanha e Croácia se enfrentam, neste sábado (15/6), pela 1ª rodada da Eurocopa com choque entre juventude e experiência
atualizado
Compartilhar notícia
Campeonatos de seleções sempre reservam histórias que ficam marcadas no imaginário de torcedores, e a Eurocopa 2024 não será diferente. Espanha e Croácia se enfrentam, neste sábado (15/6), pela 1ª rodada da torneio, em jogo que terá choque de gerações.
Se Luka Modric, aos 38 anos, está indo para sua última Eurocopa, Lamine Yamal chega com tudo para a primeira. A joia do Barcelona se tornará o jogador mais jovem a estrear no torneio, com 16 anos e 11 meses.
Camisa 10 e capitão da Croácia na histórica campanha do vice-campeonato na Copa do Mundo de 2018 e do 3º lugar em 2022, Modric está indo para sua 5ª Eurocopa. Ele é o segundo jogador que jogou mais edições na história do torneio, atrás apenas de Cristiano Ronaldo, que tem seis participações.
Entretanto, apesar do bom retrospecto em mundiais, Modric nunca conseguiu repetir o feito na Eurocopa. Seus melhores resultados foram uma presença nas quartas de final, em 2008, e duas nas oitavas, em 2016 e 2020.
Vale lembrar que a Eurocopa tinha apenas quatro grupos até a edição de 2012. Ou seja, a final em formato mata-mata começava nas quartas de final.
Recordes de mais jovem
Precoce no futebol, Yamal já bateu outros recordes além da Eurocopa.
Ele já detém os recordes de jogador mais jovem a estrear pelo Barcelona. Em abril de 2023, Yamal fez o primeiro jogo pelos Culés com 15 anos e 9 meses.
O ponta também é o mais jovem da história a entrar em campo e o mais novo a balançar as redes pela Espanha, recordes que pertenciam ao companheiro de Barcelona Gavi.
A pouca idade do garoto leva a situações inusitadas. recentemente, em entrevista, ele anunciou que levou as tarefas da escola para fazer entre os compromissos com a seleção espanhola. Além disso, terá de assistir a aulas online durante a disputa.