Mixaria? Treinador da Espanha reclama de salário após ganhar Eurocopa
Luis de la Fuente ganha o mesmo salário de quando treinava a Espanha Sub-20 e dispara: “Não sei se com Luis Enrique teria acontecido”
atualizado
Compartilhar notícia
Luis de la Fuente não está satisfeito com o salário após ganhar a Eurocopa e tornou o problema público. O técnico da seleção espanhola admitiu que espera um aumento salarial desde o fim do torneio continental.
“Não é normal que um campeão europeu esteja sem contrato. Não sei se com Luis Enrique teria acontecido o mesmo. Tive propostas, como é normal. O que não é normal é que o atual campeão da Europa esteja sem contrato”, disse à rádio Cadena SER.
De la Fuente mantém o mesmo contrato da época que comandava a Espanha sub-20. Ele assumiu o cargo do time principal após a saída de Luis Enrique, no fim de 2022. Na ocasião, ele teve o contrato renovado até 2026 pela Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), que é presidida por Pedro Rocha.
Entretanto, o dirigente foi afastado pelo Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) após a Eurocopa e, impossibilitado de assinar novos contratos, o técnico espanhol está sem receber o aumento. Além disso, o regulamento da federação afirma que apenas o presidente pode resolver questões contratuais. O treinador terá de esperar a conclusão do processo eleitoral da RFEF neste ano para a resolução da situação, ou seja, apenas em janeiro de 2025.
“Estou satisfeito como treinador. O que desejo é que essa situação seja resolvida em breve, pelo bem do futebol espanhol, estabilidade e clareza sobre meu contrato. Estou feliz, mas acredito que os acordos devem ser finalizados quando discutidos. Não me importo de esperar pelo novo presidente, desde que traga conforto a todos. Estou confiante de que isso será resolvido”, completou Luis de la Fuente.
Quanto ganha?
Campeão da Euro, Luis de la Fuente recebe um salário de 1,250 milhão de euros por ano. Durante o torneio, ele ocupava o 13º lugar entre os técnicos mais bem pagos.
O técnico está com o grupo para o próximo compromisso da Espanha, que será contra a Dinamarca, neste sábado (12/10), às 15h45. O jogo é válido pela terceira rodada da Liga das Nações.