Estreante na elite: Mirassol jogará a Série A no ano do centenário
Conheça a história do Mirassol, que disputará a Série A pela 1ª vez. Clube tem CT moderno no interior, construído após venda de jogador
atualizado
Compartilhar notícia
Com 99 anos de história, o Mirassol conseguiu no último domingo (24/11) o acesso à elite do Campeonato Brasileiro. Em 2025, a equipe do interior de São Paulo disputará a Série A no ano do centenário.
Até o ano de 2019, o Mirassol não disputava nenhuma divisão nacional. Contudo, a ascensão do Leão Caipira, como é conhecido, teve início em 2008, com a estreia na primeira divisão do Campeonato Paulista, ficando com a oitava posição do estadual. O clube manteve campanhas regulares até 2013, ano em que conseguiu uma histórica vitória por 6 x 2 contra o Palmeiras. Apesar do grande resultado, acabou rebaixado naquele ano, terminando na 17ª posição.
Em 2014 e 2015, o Leão até chegou perto do acesso. Contudo, somente em 2016 a equipe carimbou a volta para a Série A1 e a consolidação do projeto. Desde então, o Mirassol esteve sempre na primeira divisão de São Paulo.
Construção do CT e início da caminhada rumo à Série A
Sediado em uma cidade com pouco mais de 60 mil habitantes, segundo dados do IBGE, o Mirassol conta com um Centro de Treinamento moderno, que contribuiu para o sucesso recente do clube. Inspirado na Academia de Futebol do Palmeiras, a estrutura do CT foi construída a partir da revelação de Luiz Araújo.
Vendido ao São Paulo em 2017, Luiz Araújo foi repassado do Tricolor ao Lille, da França, em 2018. Como o clube tinha direito a 20% do passe do atleta, embolsou cerca de R$ 8 milhões. Boa parte desse valor foi utilizado para a construção do local, que conta com uma área de 1,5 mil m², quatro campos de futebol, vestiários para as equipes profissionais e de base, banheiras, cápusla de flutuação, refeitório, sala de imprensa e muito mais.
Em 2020, pela primeira vez, o Mirassol ficou entre as melhores equipes do estado. O Leão, que esteve no mesmo grupo que o São Paulo, eliminou o Tricolor em pleno Morumbi nas quartas de final daquela temporada. No entanto, o sonho de um título inédito parou na semifinal, contra o Corinthians.
Com a excelente campanha no Paulistão de 2020, naquele mesmo ano o Mirassol disputou pela quarta vez a Série D do Brasileirão. Aquela temporada foi diferente. Com o comando do técnico Eduardo Baptista, o Leão liderou o grupo A7, eliminando posteriormente equipes como Caxias-RS, Brasiliense, Aparecidense-GO, Altos-PI chegando a final contra o Floresta-CE e garantindo o título da quarta divisão.
Da Série C para a Série A em quatro temporadas
Mesmo com o título da Série D, não foi fácil para o Mirassol se manter na Série C em 2021, ficando muito perto de um rebaixamento. Em 2022, foi a vez de contar com o retorno de um ídolo. Camilo voltou ao clube para ajudar na empreitada de subir para a Série B.
A equipe liderou a primeira fase da Série C daquele ano, foi primeiro do seu grupo da segunda fase e chegou à final contra o tradicional ABC de Natal. Com um empate no Rio Grande do Norte, o Leão venceu por 2 x 0 em casa e conquistou o título da terceira divisão.
Na Série B de 2023, o Mirassol manteve o grande momento. Apesar de um momento de oscilação, chegando a ficar 6 partidas sem vencer, a equipe brigou pelo acesso até a última rodada. No entanto, ficou na 6ª posição.
O ano de 2024 foi definitivamente o da graça da torcida mirassolense. De maneira sólida, a equipe chegou ao G4 da Série B, onde passou a maior parte do campeonato. Com a força da sua torcida, chegou à última rodada da Segundona precisando apenas dos seus esforços para carimbar a vaga na elite. Com o Maião cheio, derrotou a Chapecoense por 1 x 0, garantiu o acesso para a Série A e ficou com o vice-campeonato.