metropoles.com

Ministro da Saúde reitera compromisso com o Rio-2016

Após reunião com o Comitê Olímpico Internacional (COI), Ricardo Barros afirmou que serão implementadas medidas para combater doenças, principalmente o zika vírus

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Wilson Dias/Agência Brasil
Ministro Ricardo Barros concede sua primeira coletiva
1 de 1 Ministro Ricardo Barros concede sua primeira coletiva - Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Depois de ter participado na última terça-feira (24/5) de um encontro com representantes do Comitê Olímpico Internacional (COI), em Lausanne, na Suíça, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, reafirmou o compromisso que o governo brasileiro tem com a organização dos Jogos Olímpicos do Rio, marcados para agosto, para implementar medidas que visam combater a ocorrência de doenças, principalmente o zika vírus, cuja número de casos vem aumentando no País desde o ano passado.

Barros se encontrou com o diretor-geral do COI, Christophe de Kepper, e com o diretor médico da máxima entidade olímpica, Richard Budgett, nesta semana em que participa da 69° Assembleia Mundial da Saúde, realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) na Suíça.

“Assim como fiz na Assembleia Mundial da Saúde e em reunião com a diretora-geral da OMS, Margaret Chan, tranquilizei todos os atletas, a família olímpica e os turistas que vão se dirigir ao Rio de Janeiro. Demonstramos todas as medidas que estão sendo tomadas pelo governo brasileiro e discutimos se há necessidade de alguma outra ação”, destacou Barros, por meio de declarações reproduzidas nesta quarta-feira pelo governo brasileiro, após visitar a sede do COI.

O ministro assegurou que as ações promovidas para combater o zika vírus estão tendo resultado positivo, depois de ter se reunido no último dia 19, no Rio, com o governador em exercício do Estado, Francisco Dornelles, e com o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes.

“Temos um compromisso de mantê-los informados (os representantes do COI) de todas as ações, mas percebemos que estão satisfeitos com as medidas que o Brasil está adotando, além de acompanhar, com atenção, o desenrolar desse processo”, afirmou Barros, que ainda lembrou que o governo contratou 3.500 pessoas, entre elas agentes externos que lutarão para eliminar focos da dengue, instruir as pessoas e visitar toda a região do entorno das áreas onde serão realizados os Jogos do Rio.

Christophe de Kepper, por sua vez, afirmou após o encontro com Barroso que o COI está “plenamente confiante de que as medidas tomadas pelo Brasil vão fornecer condições seguras para aqueles ansiosos por vivenciar ótimos Jogos em algumas semanas”. “A saúde e a segurança dos atletas e de todas as pessoas que irão aos Jogos são de absoluta importância para o COI”, completou o diretor-geral.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?