Melhores saltadores do Brasil buscam índice para a Copa do Mundo em Brasília
Taça Brasil acontece no Centro de Excelência da UnB, principal local de treinamento do país.
atualizado
Compartilhar notícia
Brasília se tornou uma referência em saltos ornamentais. O Centro de Excelência da UnB abriga o melhor centro de treinamentos do Brasil e, desde quinta-feira (11/12), abriga a Taça Brasil Open, porta de entrada para a Copa do Mundo, que acontece no ano que vem, no Rio de Janeiro e dá aos atletas a última chance de classificação para as Olimpíadas.
Tanto que os atletas de todo o Brasil utilizam o Centro de Excelência para os treinamentos. A carioca Juliano Veloso, atleta do Fluminense, por exemplo, está na cidade desde 29 de novembro e busca a sua quinta olimpíada. Confesso que estou com saudades de casa”, brinca a atleta. “Mas treinar aqui é muito bom. Temos toda a estrutura necessária. É um local ótimo e com condições adequadas para o melhor trabalho”.
Hugo Parisi, por outro lado, tem a chance de competir no quintal de casa. “Rapaz, eu fecho os olhos e faço tudo com mais tranquilidade. Nem preciso saber qual a melhor posição para fazer os saltos na plataforma. Treinar e competir no lugar onde você mora é muito melhor”, confessa o candango, que terminou em primeiro na plataforma de 10 metros.
Ambos se mostram esperançosos em conquistar uma vaga nas olimpíadas. Mesmo o evento sendo no Brasil, não há vagas garantidas para o país. “Estou focada no trampolim e com expectativas boas de fazer nota acima de oito em todos os meus saltos”, Juliana Veloso. “Tenho que estar focado. Quem está aqui, quer estar nas olimpíadas”, complementou Hugo Parisi.
A competição acontecerá até o próximo domingo (13/12), a partir das 9h30, quando serão realizadas as principais finais dos saltos ornamentais, com entrada gratuita para o público.