metropoles.com

Chefe da McLaren critica FIA após acidente entre Verstappen e Norris

De acordo com Andrea Stella, chefe de equipe da McLaren, a FIA poderia ter intervido antes do acidente entre Vertsappen e Norris na Áustria

atualizado

Compartilhar notícia

Bryn Lennon – Formula 1/Formula 1 via Getty Images
Lando Norris e Max Verstappen Gp da Áustria
1 de 1 Lando Norris e Max Verstappen Gp da Áustria - Foto: Bryn Lennon – Formula 1/Formula 1 via Getty Images

A batida entre Max Verstappen e Lando Norris no GP da Áustria, disputado nesse domingo (30/6) segue rendendo. Após a corrida, o chefe de equipe da McLaren, Andrea Stella, não economizou nas críticas contra o piloto da Red Bull e a FIA pela falta de aplicação de regras.

Para ele, o acidente que resultou em pneus estourados dos dois pilotos na volta 64 e abandono de Norris não teria acontecido se Vertsappen não movimentasse o carro durante as freadas.

De acordo com Stella, as regras não foram aplicadas em relação a Max Verstappen.

“Para mim é uma pena não termos visto as últimas seis, sete voltas, teriam sido bastante divertidas […] Isso não aconteceu porque simplesmente as regras não foram aplicadas. Era só avisar Max (sobre se movimentar durante as freadas) como uma bandeira preta e branca, por exemplo, ‘não faça isso de novo’. Ele teria sido muito mais prudente ao fechar a porta para Lando”, disse Stella.

Stella seguiu com as críticas sobre uma suposta falta de aplicação de regras.

“Acredito que pode ser facilmente resolvido. Não estamos chateados, achamos errado, mas é importante que seja abordado para o futuro, pois queremos ver uma distinção entre os limites de pista que são genuínos, quando se está tentando tirar vantagem, e os que trazem uma grande perda porque o piloto deixou a pista em manobras que todos nós gostamos”, afirmou o chefe de equipe da McLaren.

2021

Stella ainda afirmou que não quer ver uma repetição da temporada de 2021, quando Hamilton e Verstappen disputaram o título a todo custo. Além disso, destacou que Verstappen precisa sofrer punições mais rígidas, pois, segundo ele, Norris saiu mais prejudicado com a situação do que o holandês.

“É complexo, porque a consequência pode ser menor. Às vezes pode ser grande, como neste caso, com um carro abandonando e o outro com a corrida fortemente comprometida. Mas acho que os 10 segundos (por conta da disputa com Norris), foram ineficazes […] O piloto que estamos tentando alcançar na classificação ganhou 10 pontos. Definitivamente merece uma reflexão. Tenho certeza de que a FIA vai abordar esse caso, como falei antes, como um episódio que nos dá uma riqueza de situações que devem ser analisadas e questionadas”.

A próxima corrida da Fórmula 1 acontece já no próximo fim de semana. No domingo (7/7), às 11h, ocorre o GP da Grã Bretanha, no tradicional circuito de Silverstone.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?