metropoles.com

Max Verstappen faz 8ª pole position da temporada no GP da Holanda

Lando Norris largará ao lado de Verstappen, na P2, e George Russel sairá na 3ª colocação na corrida deste domingo (27/8)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Andrea Diodato/NurPhoto via Getty Images
Imagem de Verstappen com os braços abertos em fundo branco - Metrópoles
1 de 1 Imagem de Verstappen com os braços abertos em fundo branco - Metrópoles - Foto: Andrea Diodato/NurPhoto via Getty Images

Dominante desde que o GP da Holanda voltou ao calendário da Fórmula 1 em 2021, Max Verstappen gravou mais uma pole position correndo em casa neste sábado (26/8), a terceira seguida no Circuito de Zandvoort. Vencedor da corrida na etapa holandesa nos dois últimos anos, o piloto da Red Bull largará da primeira posição pela oitava vez nesta temporada. Lando Norris largará ao lado de Verstappen, na P2, e George Russell partirá de 3º.

Alex Albon foi um dos grandes destaques do dia e largará na quarta posição, após bons desempenhos no Q1 e no Q2. O tailandês iguala sua melhor posição de largada na carreira. Esta foi a 28ª pole da carreira de Verstappen em sua carreira.

Atrás do quarteto da frente, Fernando Alonso, Carlos Sainz, Sergio Perez e Oscar Piastri, respectivamente, fecharam o Q1. Charles Leclerc e Logan Sargeant, que bateram, completam o top 10. Alguns incidentes serão investigados pela FIA e a ordem de largada pode mudar para a corrida deste domingo, às 10h. Lewis Hamilton foi eliminado no Q2 e partirá da 13ª posição.

“Foi uma classificação bem traiçoeira. Era tudo sobre completar suas voltas e se manter fora de problemas. É a primeira vez aqui nestas condições, subestimamos o vento e o sol, e o quão rápido a pista secou”, disse Verstappen. Norris também comentou o clima holandês: “Nessas condições, você torce para que Max cometa um erro, mas ele não comete. Classificação caótica, mas bem divertida”, disse o britânico.

Todas as estações do ano marcaram presença em Zandvoort no mesmo dia. Os classificatórios começaram com a pista molhada e condições muito complicadas. Verstappen chegou a atropelar a brita na curva 1.

Guanyu Zhou, Esteban Ocon, Kevin Magnussen, Valtteri Bottas e Liam Lawson foram os eliminados do Q1. Já o mais rápido do Q1 foi Alex Albon com tempo de 1min20s939 e seguiu ditando o ritmo do classificatório na fase seguinte, terminando com o terceiro melhor tempo do Q2.

Os pilotos vieram para o Q2 com a pista secando rapidamente. Verstappen esquentou e garantiu o melhor tempo, com 1min18s856 seguido por Oscar Piastri. Logan Sargeant buscou a P10 na reta final e colocou a Williams com dois pilotos no Q3. Lance Stroll, Pierre Gasly, Lewis Hamilton, Yuki Tsunoda e Nico Hulkenberg pararam nas últimas posições do Q2.

Com o sol já cobrindo o circuito, o primeiro Q3 de Sargeant não durou muito. O americano bateu forte no muro ainda no início do Q3, exigindo bandeira vermelha na pista na curva 2. O piloto saiu bem do carro e não se machucou. O classificatório ficou paralisado por mais de 10 minutos, enquanto as barreiras eram ajustadas. Logo após o reinício, Charles Leclerc foi mais um a bater nas barreiras e parar ao lado da pista, resultando em mais uma bandeira vermelha.

Na sexta-feira (25/8), durante os treinos livres, Daniel Ricciardo se acidentou em sequência na curva 3, ponto inclinado do circuito de Zandvoort. O piloto da AlphaTauri quebrou a mão no acidente em que perdeu o controle e colidiu contra a parede. Ainda não foi confirmado se haverá necessidade de cirurgia e quanto tempo a recuperação levará. A AlphaTauri escolheu Liam Lawson para substituir o piloto australiano.

Confira o resultado do classificatório do GP da Holanda:

1º. Max Verstappen (HOL/Red Bull), em 1min10s567

2º. Lando Norris (ING/McLarenn), a 0s537

3º. George Russell (ING/Mercedes), a 0s727

4º. Alexander Albon (TAI/Williams), a 0s852

5º. Fernando Alonso (ESP/Aston Martin), a 0s939

6º. Carlos Sainz (ESP/Ferrari), a 1s187

7º. Sergio Pérez (MEX/Red Bull), a 1s313

8º. Oscar Piastri (AUS/McLaren), a 1s371

9º. Charles Leclerc (MON/Ferrari), a 2s098

10º. Logan Sargeant (EUA/Williams), a 6s181

11º. Lance Stroll (CAN/Aston Martin), a 1s265

12º. Pierre Gasly (FRA/Alpine), a 1s272

13º. Lewis Hamilton (ING/Mercedes), a 1s295

14º. Yuki Tsunoda (JAP/AlphaTauri), a 1s374

15º. Nico Hulkenberg (ALE/Haas), a 1s394

16º. Guanyu Zhou (CHI/Alfa Romeo), a 1s128

17º. Esteban Ocon (FRA/Alpine), a 1s171

18º. Kevin Magnussen (DIN/Haas), a 1s253

19º. Valtteri Bottas (FIN/Alfa Romeo), a 1s321

20º. Liam Lawson (NZ/AlphaTauri), a 2s481

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?