metropoles.com

Massagista que esteve no Flamengo por quatro décadas morre aos 75 anos

Denir, que lutava contra um câncer no cérebro, trabalhou no Flamengo até 2022 e venceu 37 títulos enquanto funcionário do clube

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alexandre Vidal/Flamengo
Denir, massagista histórico do Flamengo, venceu 37 títulos no clube
1 de 1 Denir, massagista histórico do Flamengo, venceu 37 títulos no clube - Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

O Flamengo começou o ano de 2024 com uma notícia triste. O histórico massagista do clube Adenir Silva, conhecido como Denir, morreu na manhã desta segunda-feira (1º/1). Ele estava internado desde 27 de dezembro, após complicações de saúde devido a um câncer no cérebro.

O clube lamentou a perda do funcionário, que trabalhou no Rubro-negro por 41 anos, pelas redes sociais. “Hoje, o Flamengo chora… Poucas são as palavras capazes de definir um homem que se tornou ídolo da Maior Torcida do Mundo sem jamais ter entrado em campo como atleta”, escreveu o clube.

Além disso, o Flamengo afirmou que o massagista era “um pilar de nossos valores, um símbolo máximo do rubro-negrismo, um griô em vermelho e preto”. Muito próximo dos atletas, Denir  sempre aguardava a chegada da delegação na porta dos vestiários e tinha um cumprimento especial com Gabigol. O camisa 10 costumava beijar a “mão santa de Denir”, que massageou quase todos os craques da história do time, como Zico, Romário e Adriano.

Em 2021, ele chegou a erguer a taça do título do Campeonato Carioca ao lado dos jogadores em homenagem aos 40 anos de serviços prestados ao clube.

Mas o peso de Denir na Gávea vai para além da relação com os atletas e demais funcionários. Em mais de quatro décadas, o massagista viu, enquanto parte do estafe, o Flamengo conquistar 37 dos 58 títulos da sua história. A lista de troféus “conquistados” por Denir inclui o Mundial de Clubes de 1981, as duas primeiras conquistas da Copa Libertadores, em 1981 e 2019, e todos os oito títulos de Campeonato Brasileiro.

Afastado desde setembro de 2022 por conta do seu estado de saúde, o massagista não trabalhou durante os títulos da Copa do Brasil e da Libertadores vencidos pelo clube naquele ano. No entanto, fez parte das campanhas, que terminaram em outubro e novembro de 2022, respectivamente.

Veja a lista completa de títulos vencidos por Denir no Flamengo:

  • 1 Mundial de Clubes
  • 2 Copa Libertadores
  • 8 Campeonatos Brasileiro
  • 16 Campeonatos Carioca
  • 3 Copas do Brasil
  • 2 Supercopas do Brasil
  • 1 Copa Mercosul
  • 1 Copa Ouro
  • 1 Copa dos Campeões
  • 1 Recopa Sul-Americana

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?