metropoles.com

Conheça maratonista brasileiro “capaz de correr 48 horas sem parar”

Veja a história de Marcelo B.O, ultramaratonista que acumula feitos impressionantes, como correr 10 vezes uma prova de 100km

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
Imagem colorida de Marcelo B.O na hora de correr - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Marcelo B.O na hora de correr - Metrópoles - Foto: Reprodução/Instagram

A corrida é um esporte democrático e de extrema exigência física quando a prova é de longa duração. O desafio, porém, não assusta o ultramaratonista candango Marcelo B.O que é capaz de correr por até 48 horas seguidas e realizou 10 vezes a mesma prova de 100km.

Marcelo tem 45 anos e correu, no último domingo (15/12), a Volta do Lago, tradicional prova de revezamento realizada em Brasília, mas que os maratonistas mais resistentes percorrem sozinhos os 100 km pelo asfalto. E o detalhe é que essa foi a sua décima vez. Ele terminou o circuito em 11 horas e 19 minutos e ficou em oitavo lugar nesta 18ª edição do evento.

“Sou ultramaratonista e, como não poderia deixar de participar da única corrida de 100 km na minha cidade, fiz minha primeira volta ao redor do lago em 2011. Desde então, continuei até 2019, quando precisei fazer uma pausa devido à pandemia de Covid-19. Em 2022, fui competir como chefe de equipe na Badwater, nos Estados Unidos (uma corrida de 217 km). Em 2023, a prova aqui na minha cidade não ocorreu. Quando soube que a prova seria realizada novamente, não pensei duas vezes”, afirma Marcelo.

A preparação consistiu em treinos semanais de corrida com foco em muita frequência e pouco volume, além de sessões de fortalecimento muscular três vezes por semana na academia. Ele também se preocupou com uma alimentação equilibrada e boas noites de sono. Marcelo aponta ainda que pretende participar da Volta ao Lago mais vezes.

“Me considero um atleta de resistência, capaz de correr por até 48 horas seguidas. A maior dificuldade, aos 45 anos, tem sido competir contra os mais jovens e velozes. Essa é a parte mais desafiadora para mim”, destaca o ultramaratonista.

Correr para viver

Correr para Marcelo significa libertação, uma vez que ele iniciou no esporte para livrar-se de maus hábitos, como beber e fumar. Ele se apaixonou pela maratona e, com o tempo, correu na Grécia, no Spartathlon, e também já participou de corridas nos Estados Unidos. Mais tarde, tornou-se chefe de equipe e me profissionalizei no campo da economia.

“Nos últimos anos, tenho me dedicado à Pegada Solidária, uma iniciativa que busca ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade. Para mim, correr não é só sobre os meus resultados, mas também sobre o impacto positivo que pode gerar na vida de outras pessoas”, afirma Marcelo.

A Pegada Solidária é uma prova de 24 horas de duração que terá início na tarde desta sexta-feira (20/12) com o intuito de arrecadar calçados, materiais esportivos, roupas, alimentos e produtos de higiene para pessoas em situação de vulnerabilidade.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?