metropoles.com

“Maldição do Jacaré” pode explicar má fase do Botafogo em 2023

Desde 2018, todas as equipes que eliminaram o Brasiliense na Copa do Brasil tiveram anos ruins logo depois

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gilson Borba/Esp. Metrópoles
Copa do Brasil: Botafogo x Brasiliense
1 de 1 Copa do Brasil: Botafogo x Brasiliense - Foto: Gilson Borba/Esp. Metrópoles

O Botafogo empatou com o Coritiba nessa quarta-feira (30/11), e viu as chances de ganhar o título brasileiro se reduzirem ainda mais. A equipe vive péssima fase, trocou várias vezes de treinador e tem um dos piores segundo turnos da história do Brasileirão. Mas olhando para a história, um outro motivo pode “justificar” o momento ruim do Glorioso: a “Maldição do Jacaré”.

Desde 2018, uma certa coincidência vem acontecendo: todos os times que eliminam o Brasiliense na Copa do Brasil têm, logo na sequência, um ano com vários problemas, seja rebaixamento, crise de derrotas ou até mesmo a perda de um título praticamente certo de conquistar.

Confira as campanhas abaixo:

2018-Oeste:

A equipe vinha de uma grande Série B em 2017, ficando em quinto lugar e apenas a um ponto de conseguir o acesso. Na Copa do Brasil, enfrentou o Brasiliense ainda em ótima fase, chegando como líder da Série A2 do Paulistão. O jogo aconteceu na Arena BRB Mané Garrincha, e o Brasiliense saiu na frente com gol de Nunes, mas a equipe paulista conseguiu o empate com Raphael Luz e garantiu a classificação com o 1 x 1, pela vantagem do ranking.

O Oeste foi eliminado da Copa do Brasil já na fase seguinte, e começou uma sequência de derrotas e resultados ruins, e mesmo cotado como um dos favoritos novamente para o acesso, terminou há três pontos da zona de rebaixamento, e nunca mais conseguiu ficar perto do acesso, estando hoje inclusive sem divisão nacional e ainda na A2 Paulista.

2019- CRB

Em jogo realizado no Serejão, o Brasiliense prevaleceu, mas não conseguiu a vitória graças à retranca alagoana, e o jogo terminou em 0 x 0, que resultou na eliminação do Brasiliense novamente pelo ranqueamento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O CRB acabou sendo eliminado na terceira fase.

Novamente, o adversário do Brasiliense chegou na Série B com status de candidato ao acesso, mas na fase final a equipe simplesmente não conseguiu jogar bem, e nos últimos quatro jogos, quando poderia subir à Série A, teve duas derrotas, um empate e venceu apenas um jogo.

2020- Paysandu

O Paysandu foi até à cidade de Luziânia- GO enfrentar o Brasiliense no Estádio Serra do Lago. O jogo foi um sufoco, com o Brasiliense sendo melhor, mas o Paysandu se classificou com o resultado final de 1 x 1. O Brasiliense teve um gol mal anulado por impedimento nessa partida, e acabou sendo novamente eliminado devido ao ranking da CBF.

O Paysandu foi eliminado já na segunda fase da competição, e entrou em um ano de muito tumulto e vários problemas nos bastidores. O treinador Hélio dos Anjos chegou a falar, em entrevista, que estava deixando o time porque estavam interferindo em seu trabalho.

O novo treinador que assumiu, Matheus Costa, saiu da equipe após quatro derrotas seguidas, alegando que as brigas políticas estavam interferindo no trabalho também.

Além disso, o esperado acesso à Série B acabou ficando só no papel, com uma campanha bem ruim na Série C. Já na Copa Verde, competição em que a equipe sempre vai bem e chega às fases finais, teve a sua pior participação, com uma eliminação para o Manaus na segunda fase.

2021- Grêmio

Em jogo que aconteceu pela terceira fase da competição, o Grêmio eliminou o Brasiliense em jogos de ida e volta, vencendo em casa por 2 x 0 e empatando em 0 x 0 no Serejão. A equipe foi eliminada da competição após um 6 x 0 para o Flamengo no resultado agregado, nas quartas de final.

O Grêmio era super favorito a todos os campeonatos que disputava esse ano, pois havia formado um grande elenco e também trouxe de volta o jogador Douglas Costa, que fez história no time gaúcho.

Mas apesar disso, a equipe teve um dos piores anos de sua história, primeiro com uma eliminação de forma precoce na libertadores, depois a equipe trocou por algumas vezes de treinador e amargou mais um rebaixamento em sua história para a Série B do Brasileirão.

2022- Atlético-MG

Pela terceira fase da Copa do Brasil, a equipe do Brasiliense acabou eliminada pelo Atlético-MG após duas derrotas, por 3 x 0 no Mineirão e 1 x 0 em jogo que aconteceu em Cariacica-ES. O time mineiro era o atual campeão da Copa do Brasil e favorito ao bicampeonato, mas acabou caindo já na fase seguinte, após ser eliminado para o Flamengo com uma derrota no jogo de volta.

Também favorita ao segundo título seguido no Brasileirão, após vencer em 2021, a equipe acumulou jogos ruins e teve um desempenho muito abaixo do esperado no campeonato nacional, e acabou apenas na sétima colocação, perdendo até mesmo a vaga direta na Libertadores e tendo que jogar a fase qualificatória.

2023- Botafogo

Já neste ano, a aparente maldição acabou retornando e a vítima da vez foi o BotafogoNa Copa do Brasil, a equipe que vinha muito bem no ano ganhou do Brasiliense por 7 x 1, uma das piores derrotas da equipe do Distrito Federal.

Mas o time da estrela solitária só avançou mesmo até as oitavas de final da competição, quando acabou perdendo para o Athlético-PR nos pênaltis.

O Botafogo parecia que iria espantar a maldição, e começou de forma espetacular o Brasileirão, chegando a ter a melhor campanha da história do primeiro turno. Foram 47 pontos conquistados em 57 possíveis, tendo 15 vitórias em 19 jogos. A saída do treinador Luís Castro começou a mudar essa história, e o time começou a ir ladeira abaixo.

O Botafogo já não foi mais o mesmo e caiu de desempenho, tendo, no segundo turno, a terceira pior campanha do campeonato, algo inacreditável após aquele grande primeiro turno, conquistando apenas 16 pontos possíveis dos 51 disputados em 17 jogos. O título esta cada vez mais longe, faltam apenas duas rodadas e o time está a três pontos do Palmeiras, com uma vitória a menos, e pra conquistar a competição, precisaria de duas derrotas do Palmeiras e também vencer os seus dois jogos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?