“Maldição do Jacaré” pode explicar má fase do Botafogo em 2023
Desde 2018, todas as equipes que eliminaram o Brasiliense na Copa do Brasil tiveram anos ruins logo depois
atualizado
Compartilhar notícia
O Botafogo empatou com o Coritiba nessa quarta-feira (30/11), e viu as chances de ganhar o título brasileiro se reduzirem ainda mais. A equipe vive péssima fase, trocou várias vezes de treinador e tem um dos piores segundo turnos da história do Brasileirão. Mas olhando para a história, um outro motivo pode “justificar” o momento ruim do Glorioso: a “Maldição do Jacaré”.
Desde 2018, uma certa coincidência vem acontecendo: todos os times que eliminam o Brasiliense na Copa do Brasil têm, logo na sequência, um ano com vários problemas, seja rebaixamento, crise de derrotas ou até mesmo a perda de um título praticamente certo de conquistar.
Confira as campanhas abaixo:
2018-Oeste:
A equipe vinha de uma grande Série B em 2017, ficando em quinto lugar e apenas a um ponto de conseguir o acesso. Na Copa do Brasil, enfrentou o Brasiliense ainda em ótima fase, chegando como líder da Série A2 do Paulistão. O jogo aconteceu na Arena BRB Mané Garrincha, e o Brasiliense saiu na frente com gol de Nunes, mas a equipe paulista conseguiu o empate com Raphael Luz e garantiu a classificação com o 1 x 1, pela vantagem do ranking.
O Oeste foi eliminado da Copa do Brasil já na fase seguinte, e começou uma sequência de derrotas e resultados ruins, e mesmo cotado como um dos favoritos novamente para o acesso, terminou há três pontos da zona de rebaixamento, e nunca mais conseguiu ficar perto do acesso, estando hoje inclusive sem divisão nacional e ainda na A2 Paulista.
2019- CRB
Em jogo realizado no Serejão, o Brasiliense prevaleceu, mas não conseguiu a vitória graças à retranca alagoana, e o jogo terminou em 0 x 0, que resultou na eliminação do Brasiliense novamente pelo ranqueamento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O CRB acabou sendo eliminado na terceira fase.
Novamente, o adversário do Brasiliense chegou na Série B com status de candidato ao acesso, mas na fase final a equipe simplesmente não conseguiu jogar bem, e nos últimos quatro jogos, quando poderia subir à Série A, teve duas derrotas, um empate e venceu apenas um jogo.
2020- Paysandu
O Paysandu foi até à cidade de Luziânia- GO enfrentar o Brasiliense no Estádio Serra do Lago. O jogo foi um sufoco, com o Brasiliense sendo melhor, mas o Paysandu se classificou com o resultado final de 1 x 1. O Brasiliense teve um gol mal anulado por impedimento nessa partida, e acabou sendo novamente eliminado devido ao ranking da CBF.
O Paysandu foi eliminado já na segunda fase da competição, e entrou em um ano de muito tumulto e vários problemas nos bastidores. O treinador Hélio dos Anjos chegou a falar, em entrevista, que estava deixando o time porque estavam interferindo em seu trabalho.
O novo treinador que assumiu, Matheus Costa, saiu da equipe após quatro derrotas seguidas, alegando que as brigas políticas estavam interferindo no trabalho também.
Além disso, o esperado acesso à Série B acabou ficando só no papel, com uma campanha bem ruim na Série C. Já na Copa Verde, competição em que a equipe sempre vai bem e chega às fases finais, teve a sua pior participação, com uma eliminação para o Manaus na segunda fase.
2021- Grêmio
Em jogo que aconteceu pela terceira fase da competição, o Grêmio eliminou o Brasiliense em jogos de ida e volta, vencendo em casa por 2 x 0 e empatando em 0 x 0 no Serejão. A equipe foi eliminada da competição após um 6 x 0 para o Flamengo no resultado agregado, nas quartas de final.
O Grêmio era super favorito a todos os campeonatos que disputava esse ano, pois havia formado um grande elenco e também trouxe de volta o jogador Douglas Costa, que fez história no time gaúcho.
Mas apesar disso, a equipe teve um dos piores anos de sua história, primeiro com uma eliminação de forma precoce na libertadores, depois a equipe trocou por algumas vezes de treinador e amargou mais um rebaixamento em sua história para a Série B do Brasileirão.
2022- Atlético-MG
Pela terceira fase da Copa do Brasil, a equipe do Brasiliense acabou eliminada pelo Atlético-MG após duas derrotas, por 3 x 0 no Mineirão e 1 x 0 em jogo que aconteceu em Cariacica-ES. O time mineiro era o atual campeão da Copa do Brasil e favorito ao bicampeonato, mas acabou caindo já na fase seguinte, após ser eliminado para o Flamengo com uma derrota no jogo de volta.
Também favorita ao segundo título seguido no Brasileirão, após vencer em 2021, a equipe acumulou jogos ruins e teve um desempenho muito abaixo do esperado no campeonato nacional, e acabou apenas na sétima colocação, perdendo até mesmo a vaga direta na Libertadores e tendo que jogar a fase qualificatória.
2023- Botafogo
Já neste ano, a aparente maldição acabou retornando e a vítima da vez foi o Botafogo. Na Copa do Brasil, a equipe que vinha muito bem no ano ganhou do Brasiliense por 7 x 1, uma das piores derrotas da equipe do Distrito Federal.
Mas o time da estrela solitária só avançou mesmo até as oitavas de final da competição, quando acabou perdendo para o Athlético-PR nos pênaltis.
O Botafogo parecia que iria espantar a maldição, e começou de forma espetacular o Brasileirão, chegando a ter a melhor campanha da história do primeiro turno. Foram 47 pontos conquistados em 57 possíveis, tendo 15 vitórias em 19 jogos. A saída do treinador Luís Castro começou a mudar essa história, e o time começou a ir ladeira abaixo.
O Botafogo já não foi mais o mesmo e caiu de desempenho, tendo, no segundo turno, a terceira pior campanha do campeonato, algo inacreditável após aquele grande primeiro turno, conquistando apenas 16 pontos possíveis dos 51 disputados em 17 jogos. O título esta cada vez mais longe, faltam apenas duas rodadas e o time está a três pontos do Palmeiras, com uma vitória a menos, e pra conquistar a competição, precisaria de duas derrotas do Palmeiras e também vencer os seus dois jogos.