Lutador vende balinha em sinal para bancar torneios de jiu-jítsu
Leonardo Novaes tem 20 anos e vende os doces no Guarujá para bancar viagens e competições
atualizado
Compartilhar notícia
O lutador paulista Leonardo Novaes tem o sonho de lutar na Europa. E para isso, ele arregaça as mangas todos os dias e vai até os sinais de vias do Guarujá, em São Paulo, para tentar realizar seu sonho. Lá, vende balas e doces para arrecadar fundos para custear viagens e competições.
Aos 20 anos e com uma filha de cinco anos, o competidor de Jiu Jitsu já é campeão Sul-Americano e brasileiro em sua categoria. O esporte ajudou na reabilitação do lutador, que era usuário de drogas.
“Eu tinha me afastado dos campeonatos oficiais por falta de tempo. Em 2019, competi duas vezes no ano por causa do trabalho. Até que um dia, acompanhei amigos que vendiam jujuba no semáforo para levantar uma grana. Fui ajudar e na lábia consegui vender toda a jujuba. Foi assim que começou. Minha meta era o Europeu, em Roma, no meio de 2020. Mas ocorreu a pandemia e mudou todos meus planos. As fronteiras estão fechadas. Só entra brasileiro que mora fora do país. Está tudo fechado”, disse em entrevista ao site Uol Esporte.
Além das viagens para competir na modalidade de luta, agora Novaes tem um novo desafio pela frente: no dia 28 de fevereiro inicia sua caminhada no MMA. Ele vai disputar um campeonato amador no vale-tudo e quem sabe, iniciar uma carreira promissora no mundo das lutas.
Ver essa foto no Instagram