Lutador do DF, Renato Moicano encara pedreira em UFC em Las Vegas
Os pesos leves Renato Moicano e Drew Dober se enfrentam neste sábado (3/2), em duelo na co-luta principal do UFC Vegas 85, apartir das 18h
atualizado
Compartilhar notícia
Após um ano e três meses sem lutar, o candango Renato Moicano enfrenta o estadunidense Drew Dober pela categoria dos pesos leves do UFC, neste sábado (3/2), a partir das 18h. O brasileiro ficou fora devido a uma lesão no joelho, mas está otimista para voltar ao octógono e se aproximar do top-10 da categoria. “Eu confio no meu trabalho”, afirma.
Moicano e Dober são, respectivamente, o 13º e o 15º do ranking e vão duelar na co-luta principal do UFC Vegas 85, que ocorre em Las Vegas (EUA) e tem transmissão na plataforma de streaming UFC Fight Pass. Enquanto o brasiliense esteve afastado, o americano venceu duas das três lutas que participou.
“Dober é agressivo, mas estou pronto. Espero finalizá-lo no primeiro round, que é o meu plano. Realizei um treinamento intensivo e sei o que fazer. Treinar fortalece a confiança, e uma mente forte contribui para um treino mais eficiente. É uma combinação entre os dois, onde cada um ajuda o outro a se desenvolver”, afirma o candango.
Antes de se dedicar exclusivamente à carreira de lutador, Moicano cursava a faculdade de Direito em Brasília. No entanto, ele entendeu que ser advogado era a vontade de seu pai e não sua. Então, a paixão pela luta falou mais alto e Moicano largou o curso para estrear em 2014 no UFC.
“Brasília é um lugar especial para mim, apesar das críticas que a cidade recebe, principalmente por causa dos políticos e da sua arquitetura única. Tenho uma ligação emocional forte com o lugar, e cada vez que retorno, lembro de momentos especiais da minha infância”, destaca o peso-leve.
Moicano afirma que, ao longo de sua trajetória, admirou o estilo de lutadores como Edson Barboza, Carlos Condit e Donald Cerrone.
Money for Moicano
Um dos destaques da carreira do candango é a forma com a qual ele brinca sobre querer mais e mais dinheiro. Seja nas entrevistas ou nas redes sociais, o atleta não perde a chance de se declarar aos cheques.
“Não é para vender uma imagem superficial. Eu quero compartilhar meu ponto de vista sobre o dinheiro, algo que só entendi depois de amadurecer. Inicialmente, nunca dei muita importância a isso, mas agora vejo que é vital para comprar tempo e liberdade. Minhas brincadeiras são uma forma de expressar essa mudança de perspectiva”, aponta Moicano.
Além do UFC, o lutador se dedica a marca Money for Moicano, que é a sua loja virtual de roupas e acessórios. Ele tem o projeto de tornar equipamentos de luta mais acessíveis e também produz conteúdo para seu canal no youtube.