metropoles.com

Lutador brasileiro revela lesões no cérebro em ação contra UFC

Werdum e outros vários lutadores estão envolvidos em um processo contra a organização, que, segundo os próprios, estão desamparados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images/Mike Roach / Colaborador
imagem colorida de Fabricio Werdum - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida de Fabricio Werdum - Metrópoles - Foto: Getty Images/Mike Roach / Colaborador

O brasileiro Fabrício Werdum, ex-campeão peso-pesado do Ultimate Fighting Championship (UFC), revelou que tem muitas lesões e cicatrizes no cérebro por causa dos golpes que sofreu durante lutas na carreira de atleta de Artes Marciais Mistas (MMA).

“Eu tenho um cisto que está localizado centralmente no meu cérebro, tornando a cirurgia até agora impossível”, destaca, em carta contra o UFC.

O depoimento de Werdum e de outros 50 lutadores estão em um novo documento relacionado ao processo antitruste contra o UFC, iniciado em 2014. Eles apontam práticas ilegais da organização para manter o monopólio do mercado.

“Enquanto lutava pelo UFC, sofri muitas concussões. Temo que durante minha carreira eu tenha sofrido traumatismo cranioencefálico (TCE) e esteja percebendo sintomas comuns com TCE e encefalopatia traumática crônica (CTE), incluindo irritabilidade, raiva, ansiedade, insônia e perda de memória”, acrescenta o brasileiro.

Werdum tem 47 anos e sua última luta no MMA foi em setembro de 2023, quando perdeu para Junior dos Santos. Ele conquistou o cinturão em 2015, mas estreou no UFC em 2007. De lá para cá, o lutador acumula lesões externas e internas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?