metropoles.com
Paris 2024

Luiza Fiorese é destaque na seleção de vôlei sentado feminina

Mesmo com apenas alguns anos de experiência na modalidade, ela se tornou uma das referências da seleção de vôlei feminino sentado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Volei sentado
1 de 1 Volei sentado - Foto: Reprodução

A seleção brasileira de vôlei sentado chega às Paralimpíadas Paris 2024 em busca da sua terceira medalha na história. As duas primeiras foram de bronze, nos jogos paralímpicos Rio 2016 e Tóquio 2020. E um dos destaques é Luiza Fiorese, que esteve apenas na última conquista.

Luiza desenvolveu um câncer no fêmur esquerdo, com apenas 15 anos, que a afastou por seis anos do esporte. Na época, atuava em uma das suas paixões, o handebol. Mas tudo começou a mudar a partir do final de 2018, curiosamente após uma entrevista que ela deu para o programa Encontro, da TV Globo, que era apresentado por Fátima Bernardes. 

Ela fez uma participação para poder falar sobre como enfrentou e superou o osteossarcoma, um câncer que atinge os ossos. Por coincidência, Gizele Costa, titular da seleção feminina de vôlei sentado, estava assistindo e viu potencial na jovem, pela sua altura principalmente, e resolveu fazer o convite para que ela praticasse a modalidade.

Graças ao osteossarcoma, ela precisou amputar parte da sua pena, e colocou uma endoprótese, e se tornou elegível para poder fazer parte da equipe do vôlei paralímpico. Mesmo com pouco menos de dois anos, ela se mostrou um fenômeno para o esporte e com um rápido aprendizado conquistou o bronze em Tóquio.

A seleção vem de um ciclo com muitos resultados positivos, como o ouro no mundial em 2022, que teve vitórias até mesmo com superioridade contra grandes seleções da modalidade, como Estados Unidos e Canadá, e quer buscar o ouro também em Paris, e claro, conta com a estrela de Luiza Fiorese para alcançar o objetivo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?