metropoles.com

Libertadores: por vaga na final, Botafogo enfrenta Peñarol no Uruguai

Com vantagem conquistada no Nilton Santos, o Botafogo pode ser derrotado por até quatro gols que avança para a final da Libertadores

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vitor Silva/Botafogo
Botafogo gomemora gol na semifinal da Libertadores
1 de 1 Botafogo gomemora gol na semifinal da Libertadores - Foto: Vitor Silva/Botafogo

Valendo vaga na grande final da Libertadores, Botafogo visita o Peñarol no estádio Centenario, em Montevidéu (URU), nesta quarta-feira (30/10). Na partida de ida, no Nilton Santos, o Glorioso venceu por 5 x 0 com dois gols de Savarino, um de Luiz Henrique, um de Barboza e um de Igor Jesus.

Fora de casa, o Botafogo pode perder por até quatro gols de diferença que garante a classificação para a decisão.

Vale lembrar que o Alvinegro e o Peñarol se enfrentaram apenas cinco vezes em toda a história. Para os supersticiosos, o Alvinegro jamais perdeu para o clube uruguaio. Confira:

  • Botafogo 4 x 1 Peñarol – Libertadores 1973
  • Peñarol 2 x 2 Botafogo – Libertadores 1973
  • Peñarol 1 x 1 Botafogo – Copa Conmebol 1993
  • Botafogo 2 (3) x (1) 2 Peñarol – Copa Conmebol 1993
  • Botafogo 5 x 0 Peñarol – Libertadores 2024

Campanha até a semifinal

O Botafogo entrou na competição na pré-Libertadores, passando por Aurora, empatando o jogo de ida por 1 x 1 fora de casa e goleando na volta por 6 x 0 no Nilton Santos. Além disso, o Glorioso despachou o Bragantino, aplicando 3 x 2 no placar agregado.

Na fase de grupos, o time comandado por Artur Jorge passou em 2º lugar, com 10 pontos conquistados. Na campanha contra LDU, Universitário e Junior Barranquilla, o Alvinegro venceu três jogos, empatou um e perdeu outros dois.

Já no mata-mata, o time do Rio de Janeiro eliminou o Palmeiras nas oitavas de final e o São Paulo nas quartas, até chegar ao duelo contra o Peñarol.

Enquanto isso, o Peñarol já entrou diretamente na fase de grupos, quando enfrentou Atlético-MG, Caracas e Rosário Central. O time uruguaio, assim como o Botafogo, passou em 2º colocado, com 12 pontos conquistados.

Nas oitavas de final, o time comandado por Diego Aguirre despachou o The Strongest, vencendo o jogo de ida por 4 x 0 no Uruguai. Na volta, os uruguaios foram derrotados por 1 x 0, mas garantiram a vaga.

Em seguida, o pentacampeão bateu de frente com o Flamengo e, na partida de ida, calou o Maracanã, vencendo por 1 x 0. No duelo da volta, no Estadio Campeón del Siglo, ficou tudo igual no placar, e o time brasileiro foi despachado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?