Lenda do sumô morre por insuficiência cardíaca aos 54 anos
Taro Akebono, ex-sumotori da modalidade tradicional japonesa, morreu por doença no coração aos 54 anos, nesta quinta-feira (11/4)
atualizado
Compartilhar notícia
O ex-sumotori Taro Akebono, primeiro estrangeiro a alcançar o grau mais alto do sumô japonês, morreu por insuficiência cardíaca aos 54 anos, nesta quinta-feira (11/4). Segundo a Nikkan Sports, jornal japonês, ele lutava contra a doença desde 2017, quando passou mal na cidade de Kitakyushu.
Akebono nasceu em Chadwick Haheo Rowan em Waimanalo, no Havaí, e alcançou a graduação máxima do sumô em 1993, o que lhe deu imensa popularidade. O lutador iniciou sua carreira em 1988, ganhou 11 torneios, se aposentou em 2001 e em 2003 deixou a Associação de Sumô do Japão.
Em homenagem ao lutador, o embaixador dos EUA no Japão, Rahm Emanuel, publicou que ficou profundamente triste ao saber do falecimento de Akebono. O havaiano abriu portas para outros lutadores estrangeiros encontrarem sucesso no esporte.
“Ao longo dos seus 35 anos no Japão, Akebono fortaleceu os laços culturais entre os Estados Unidos e a sua pátria adotiva, unindo-nos a todos através do desporto. Envio minhas mais sinceras condolências à sua família e amigos e aos fãs do esporte de todos os lugares”, destaca Emanuel.