metropoles.com

Lenda do sumô morre por insuficiência cardíaca aos 54 anos

Taro Akebono, ex-sumotori da modalidade tradicional japonesa, morreu por doença no coração aos 54 anos, nesta quinta-feira (11/4)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Frederic REGLAIN/Gamma-Rapho via Getty Images
Imagem colorida do lutador de sumô Taro Akebono recebendo prêmio - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do lutador de sumô Taro Akebono recebendo prêmio - Metrópoles - Foto: Frederic REGLAIN/Gamma-Rapho via Getty Images

O ex-sumotori Taro Akebono, primeiro estrangeiro a alcançar o grau mais alto do sumô japonês, morreu por insuficiência cardíaca aos 54 anos, nesta quinta-feira (11/4). Segundo a Nikkan Sports, jornal japonês, ele lutava contra a doença desde 2017, quando passou mal na cidade de Kitakyushu.

Akebono nasceu em Chadwick Haheo Rowan em Waimanalo, no Havaí, e alcançou a graduação máxima do sumô em 1993, o que lhe deu imensa popularidade. O lutador iniciou sua carreira em 1988, ganhou 11 torneios, se aposentou em 2001 e em 2003 deixou a Associação de Sumô do Japão.

Em homenagem ao lutador, o embaixador dos EUA no Japão, Rahm Emanuel, publicou que ficou profundamente triste ao saber do falecimento de Akebono. O havaiano abriu portas para outros lutadores estrangeiros encontrarem sucesso no esporte.

“Ao longo dos seus 35 anos no Japão, Akebono fortaleceu os laços culturais entre os Estados Unidos e a sua pátria adotiva, unindo-nos a todos através do desporto. Envio minhas mais sinceras condolências à sua família e amigos e aos fãs do esporte de todos os lugares”, destaca Emanuel.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?