Judoca brasiliense fica com o ouro em Olimpíadas Escolares na França
Bianca Reis, de 16 anos, venceu quatro lutas por ippon contra atletas da Hungria, Gabão, Romênia e Cazaquistão
atualizado
Compartilhar notícia
Vencer a principal competição escolar do mundo com um desempenho exemplar. Essa foi a trajetória da judoca brasiliense Bianca Reis, de 16 anos, durante a Gymnasiade 2022 disputado na região da Normandia, na França. Com ippons em todas as lutas, a brasileira chegou ao ponto mais alto do pódio e ficou com a medalha de ouro na categoria meio-médio, até 57kg.
Para assegurar mais essa conquista, a judoca fez uma campanha impecável. Ao todo, Bianca precisou vencer quatro adversárias de quatro países diferentes. Ela enfrentou e venceu representantes da Hungria, Gabão, Romênia e fez a grande final contra uma judoca do Cazaquistão. Todas as lutas foram realizadas nessa quinta-feira (19/5).
Em todos os embates, Bianca venceu as adversárias com ippon, golpe que pode ser associado a um nocaute em outras artes marciais e que confirma a vitória imediata para quem o executa.
Veja o momento em que a brasileira conquista o ouro na França.
A jovem comentou sobre a experiência na competição.
“Essa foi a primeira vez na França. Experiência maravilhosa de poder viajar com meus amigos. Tive um pouco de dificuldade com relação ao horário e o clima. Mas de uma formna geral, adorei a possibilidade de viajar com o pessoal de outras modalidades, conhecer pessoas de outros países e outras culturas”, afirmou a judoca.
Bianca fez parte da delegação brasileira, que desembarcou para a disputa com 230 atletas. O Gymnasiade é uma espécie de Olimpíadas. Essa não foi o primeiro sucesso internacional dessa representando do DF. Antes, Bianca já havia conquistado o ouro nos Jogos Sul-Americanos da Juventude, disputados em Rsoário na Argentina.
Ver essa foto no Instagram
A mãe da judoca, Ingrid Bernardo, comemorou a vitória da atleta na França.
“É emoção pura. Ver minha filha conquistando esse título foi uma alegria enorme. Sei o tanto que ela se dedica e tudo que faz para estar lá e ganhar. Um título inédito e grandioso! Estou muito feliz”, destacou.
O pai de Bianca, Marcos Reis, deu detalhes da rotina de treinos para que esses resultados se tornem rotineiros. “A preparação da Bianca é constante. Ela está sempre treinando e sempre preparada para qualquer competição. A única coisa que muda é que uma semana antes de uma competição os treinos dão uma diminuída na intensidade para evitar sofrer alguma lesão”, revelou Marcos.
Da França, Bianca partirá para outro desafio na Europa. No dia 1º de junho ela desembarca em Graz, na áustria, para o Circuito Europeu Sub-21. Vale destacar que Bianca é hoje a primeira colocada no ranking nacional tanto no sub-18 como no sub-21. É o futuro dos tatames brasilienses brilhando ao redor do mundo.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesesportes