Judoca argelino rejeita luta contra israelense e deixa Olimpíada
Fethi Nourinem, da Argélia, desistiu de competir nas Olimpíadas por conta de possibilidade de confronto com Tohar Butbul, de Israel
atualizado
Compartilhar notícia
Uma decisão polêmica já marcou a Olimpíada de Tóquio, antes mesmo do fim da primeira semana de disputa. Nesta sexta-feira (23/7), o judoca argelino Fethi Nourine anunciou que desistiu da disputa pela possibilidade de embate com o israelense Tohar Butbul, na categoria até 73 kg.
A desistência tem contexto político e diplomático. A Argélia, país árabe de maioria islâmica, não reconhece Israel como estado. Essa não é a primeira vez que Fethi Nourine abre mão do embate contra Tohar. Fethi seria um apoiador da Palestina e, por isso, a desistência.
Segundo o treinador de Fethi a decisão foi tomada em conjunto e, na visão dele, foi a escolha certa. Em 2019, durante o campeonato mundial de judô, o judoca argelino já tinha tomado decisão semelhante de abandonar a disputa por conta da possibilidade de enfrentar Tohar Butbul.
Algo semelhante ocorreu durante a disputa da Rio-2016. O egípcio Islam El Shehaby não quis cumprimentar o israelense Or Sasson após o término da luta entre os dois atletas.
O judô entra em cena nas Olimpíadas de Tóquio à partir de domingo (25/7).