metropoles.com

Vice do COI: Rio-2016 está sendo a Olimpíada mais difícil já realizada

Australiano John Coates está envolvido em eventos olímpicos desde os anos 70. Em 2014, ele há havia alertado que a organização era “a pior” que havia visto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
J.P.ENGELBRECHT/ PMERJ
JPE-Arcos-Olimpiadas-20150520-2
1 de 1 JPE-Arcos-Olimpiadas-20150520-2 - Foto: J.P.ENGELBRECHT/ PMERJ

A Olimpíada Rio-2016 está sendo “a mais difícil” já realizada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) nos últimos tempos. Quem fez o alerta foi o vice-presidente da entidade, o australiano John Coates, envolvido em eventos olímpicos desde os anos 70. Em 2014, ele já havia alertado que a organização era “a pior” que ele havia visto.

Agora, numa entrevista à BBC, ele apontou uma vez mais para uma situação pouco confortável. “Tem sido muito difícil. Os Jogos mais difíceis que temos encontrado em termos da situação econômica e política”, disse.

“Há sete anos, quando o Rio foi escolhido, eles estavam à beira de ser um dos cinco maiores PIBs do mundo. Agora, estão sofrendo”, disse Coates. O australiano é um dos homens de maior influência hoje no movimento olímpico, com uma posição de destaque no COI. Ao Estado de S. Paulo, ele chegou a dizer que via o presidente do Rio-2016, Carlos Arthur Nuzman, “pouco animado” antes do evento.

Tensão
Nas reuniões internas, o COI e os organizadores brasileiros têm realizado debates que beiram a tensão diante do acúmulo de problemas. Transporte, segurança, cor da água das piscinas, filas, ingressos, locais vazios, situação dos voluntários e problemas operacionais têm deixado membros da entidade irritados.

Agora, nem terminada a primeira semana, as primeiras vozes de críticas começam a surgir. Em coletivas de imprensa diárias, o diretor de Comunicação do Rio-2016, Mario Andrada, tem repetidamente pedido desculpas pelas falhas. Internamente, o Estado de S. Paulo apurou que os organizadores têm sido duramente pressionados em várias frentes e cobrados a trazer respostas imediatas para os problemas.

Nesta quinta-feira (11/8), questionado pela imprensa estrangeira, Andrada admitiu que, em diversos setores, o Rio-2016 poderia ter “feito melhor”. “Mas aprendemos e vamos fazer melhor para os futuros grandes eventos no Brasil”, disse. Segundo ele, a crise econômica afetou a organização.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?