É ouro! Thiago Braz quebra recorde e leva ouro no salto com vara
Thiago Braz desafiou seu concorrente e ultrapassou os 6,03 metros, levando além do ouro, o recorde olímpico em altura do salto com vara masculino
atualizado
Compartilhar notícia
O recordista sul-americano no salto com vara Olímpica representou o Brasil com louvor na prova final desta segunda-feira (15/8) e quebrou o recorde olímpico de altura, levando o ouro. Desbancando nomes como Shawnacy Barber, do time canadense, e Changrui Xue, da China, Sam Kendricks, dos Estados Unidos, Piotr Lisek, Polônia, e o recordista mundial, o francês Renaud Lavillenie, Thiago se manteve forte na quarta posição até se destacar na altura de 5,93 metros.
Braz esbarrou no sarrafo na primeira tentativa nas alturas de 5,60 e 5,93, mas parece que as boas energias da plateia foram tão contagiantes, que o levaram a garantir a prata para o Brasil logo na segunda tentativa.Eu estava muito concentrado no que estava acontecendo. Era algo muito preparado, estava muito confiante que ia dar certo e passamos 6,03m. Quando eu vi que tava muito alto e não relei na barra, eu vibrei: ‘Meu Deus, passei’
Thiago Braz
Empatando com o recordista olímpico e quatro vezes campeão mundial, o francês Renaud Lavillenie nos 5,93, Thiago foi além e o desafiou a encarar os 6,03 metros, altura esta que apenas oito homens na história tinham conseguido atingir. Ambos esbarraram no sarrafo na primeira tentativa mas Braz surpreendeu em sua segunda tentativa e não só ultrapassou os 6,03, sendo o 9º homem a ultrapassar tal altura, como quebrou o recorde olímpico e levou o ouro fazendo história para o Brasil “em casa”, nas Olimpíadas Rio 2016.
Leva a medalha de prata o francês Renaud Lavillenie, com 5,98 metros e a medalha de bronze o americano Sam Kendricks, com 5,85 metros.