Taiwanesa é pega no doping e vetada no Rio-2016
Poucas horas antes de entrar na disputa no levantamento de peso, Lin Tzu-Chi foi vetada dos Jogos Olímpicos
atualizado
Compartilhar notícia
Poucas horas antes de entrar na disputa no levantamento de peso, nesta terça-feira, a taiwanesa Lin Tzu-Chi foi vetada dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, por doping. Com o resultado de um exame realizado antes da Olimpíada, ela foi suspensa e deve perder o recorde mundial na disputa até 63kg.
De acordo com o Comitê Olímpico de Taiwan, um teste da levantadora apresentou anormalidade. O exame foi realizado em seu país e causou a suspensão provisória da atleta, que havia batido o recorde mundial nos Jogos Asiáticos de 2014, com a marca de 261kg.
O corte da taiwanesa a poucas horas da disputa é mais um capítulo na história recente de doping na modalidade. Uma das favoritas ao título olímpico, a atual campeã Maiya Maneza, do Casaquistão, foi uma das punidas recentemente. Outras duas atletas com chances de medalha também sofreram sanções nos últimos meses.
Por coincidência, o Comitê Olímpico Internacional revelou nesta terça-feira quatro casos de doping ocorridos nos Jogos de Pequim-2008 e Londres-2012, mas que foram identificados somente agora. Destes quatro casos, dois são de atletas femininas do levantamento de peso.
A turca Nurcan Taylan compete na categoria 48kg, enquanto a armena Hripsime Khurshudyan disputa até 75kg. Também foram punidos o bielo-russo Pavel Kryvitksi, do lançamento de martelo, e o ucraniano Oleksandr P’yatnytsya, do lançamento de dardo.
As duas primeiras foram flagradas em amostras recolhidas durante a Olimpíada na China. Os demais tiveram doping constatado em exames de Londres-2012. Sem obter medalhas nestas competições, os quatro perderam seus resultados nas duas edições destes Jogos Olímpicos.