Seca não assusta seleções olímpicas que jogarão em Brasília
O Metrópoles ouviu as quatro equipes que estão no DF para os Jogos Olímpicos e todas revelaram a estratégia para contornar a baixa umidade nesta época do ano
atualizado
Compartilhar notícia
O clima seco de Brasília e a temperatura alta neste período do ano não assustaram as seleções olímpicas que estão no Distrito Federal. Ao menos é isso que as quatro equipes que já estão por aqui — Dinamarca, Iraque, África do Sul e Brasil — afirmaram.
A reportagem do Metrópoles conversou com todas as delegações, e cada uma revelou estratégias diferentes para driblar a umidade de cerca de 30% — média prevista pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para os horários das partidas que serão disputadas à tarde.Segundo a assessoria da seleção dinamarquesa, a preparação para os jogos em Brasília começou há mais de um mês. Eles ficaram alguns dias na Coreia do Sul, onde o clima é semelhante. De acordo com a equipe nórdica, a distância entre a Dinamarca e a Coreia é a mesma da nação europeia para o Brasil. Em Brasília, chegaram com certa antecedência e só realizaram treinos nos mesmos horários da partida de estreia: às 13h.
Já a África do Sul foi bem mais otimista. A assessoria de imprensa da seleção informou que por lá o clima também não costuma ser muito agradável, por isso, Brasília não assusta o primeiro adversário do Brasil nos jogos do Rio-2016. “Nós estamos aqui há uma semana, está tudo bem e não acreditamos que teremos problemas com o tempo”, informou a equipe, por meio de nota.
Em entrevista coletiva, o técnico do Iraque, Hayder Najem, afirmou que, no começo, a seca afetou muito, mas agora o organismo dos atletas está um pouco mais acostumado. “Nós estamos no Brasil há 20 dias e praticamente não sentimos mais os efeitos da seca. O fuso horário também já não é mais um problema. Estamos nos sentindo como se fossemos brasileiros”, brincou Najem.
O treinador do Brasil, Rogério Micale, informou que a Seleção aposta em um maior consumo de água para “estrear com o pé direito”. “Hidratação é o principal atributo que a gente pode utilizar. Os jogadores são aconselhados a se hidratar toda vez que tiver uma pequena parada. Só assim para continuar jogando em alta performance”, afirmou.