metropoles.com

‘Sabia que era o dia que meu sonho viraria realidade’, diz Ibargüen

Colombiana Caterine Ibargüen conquistou a medalha de ouro na prova do salto triplo do atletismo na Olimpíada do Rio, ao alcançar 15,17 metros

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Facebook
ibarguen
1 de 1 ibarguen - Foto: Reprodução/Facebook

Rio – Depois de faturar a prata nos Jogos de Londres, a colombiana Caterine Ibargüen chegou ao topo do pódio neste domingo (14/8) e conquistou a medalha de ouro na prova do salto triplo do atletismo na Olimpíada do Rio, ao alcançar 15,17 metros, na quarta das suas cinco tentativas. Foi a única atleta a ultrapassar a marca dos 15 metros. A venezuelana Yulimar Rojas, com 14,98m, ficou com a prata e a casaque Olga Rypakova (14,74m), ouro em Londres-2012, faturou o bronze quatro anos depois.

Com pernas longas e fortes, Catê – como é conhecida no mundo do atletismo – impressionou no Engenhão e mostrou muita autoridade e confiança. “Eu estava tentando saltar cada vez mais longe. Me preparei intensivamente para isso. Desde que deixei a Vila Olímpica eu sabia que ia voltar com uma medalha.” E completou: “Eu me senti segura, assertiva, entusiasmada. Eu sabia que era o dia que meu sonho viraria realidade. Eu sabia que iria acontecer.”

Ibargüen também promete não parar por aí. “Vou continuar trabalhando. Ganhar uma medalha olímpica era meu maior sonho e talvez na próxima vez será o recorde mundial. Eu acredito que é possível poder sonhar com isso.”

A colombiana é a dona da quinta maior marca da história da prova (15,31m, registrada em Mônaco, em 2014). O recorde ainda pertence a Inessa Kravests, da Ucrânia, que saltou 15,50m em 1995.

O ouro e a prata ficaram com atletas da América do Sul, algo incomum no atletismo. Foi a primeira medalha dourada da história da Colômbia no atletismo na Olimpíada. “É muito significativo para nós duas. Estou convencida de que a América do Sul vive o melhor momento no atletismo e teremos outros resultados impressionantes. Eu acredito que na América do Sul esse esporte pode ser importantes para os nossos países”, enalteceu.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?