metropoles.com

Presidente da Câmara cobra prestação de contas da Rio-2016

Ele confirmou que é favorável ao uso de recursos públicos para ajudar a realização da Paralimpíada. Mas insiste que isso terá de vir com uma prestação de contas por parte dos organizadores

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
José Cruz/Agência Brasil
Rodrigo Maia
1 de 1 Rodrigo Maia - Foto: José Cruz/Agência Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, vai cobrar do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e dos organizadores dos Jogos do Rio “maior transparência” de suas contas. Maia representará o presidente interino, Michel Temer, na cerimônia de encerramento da Olimpíada, neste domingo, no Maracanã. Ele confirmou que é favorável ao uso de recursos públicos para ajudar a realização da Paralimpíada. Mas insiste que isso terá de vir com uma prestação de contas por parte dos organizadores.

“Mais transparência é sempre melhor”, disse o deputado. “Vamos exigir a prestação de contas de tudo e de todas as federações”, insistiu. Segundo ele, a proposta que fará é de que cada entidade esportiva brasileira que se beneficie também da Lei Piva seja obrigada a apresentar, uma vez por ano, suas contas ao Congresso Nacional. “Precisamos saber de que forma esses incentivos estão sendo usados”, disse. Em 2015, o COB recebeu R$ 244 milhões da premiação das loterias federais, por intermédio da Lei Piva.

Por duas semanas, a Rio-2016 passou a ser cobrada por maior transparência, depois que oficialmente solicitou recursos públicos para arcar com o megaevento. A Justiça do Rio de Janeiro chegou a negar qualquer repasse, alegando que isso teria de ser acompanhado pela publicação dos balanços financeiros do Comitê Rio-2016 e a transparência em todas suas contas.

No final da semana, os organizadores colocaram em seus sites os balanços financeiros dos últimos dois anos e que, até então, não estavam sendo publicados. Nele, ficou claro que a entidade pagou entre 2011 e 2015 mais de R$ 26 milhões a seus oito diretores-executivos.

À reportagem, Maia indicou que seria “um grande erro” o Brasil abandonar a Paralimpíada. “Trata-se de um evento importante para o país e para o mundo. Depois de todas as desconfianças sobre o Rio, realizamos um grande evento. Não podemos cometer o erro de não realizar a Paralimpíada”, disse.

O evento chegou a ficar ameaçado, depois que os organizadores do Rio-2016 usaram parte dos recursos para tapar buracos de emergência da Olimpíada. A verba para comprar as passagens dos atletas paralímpicos atrasou e, segundo a reportagem apurou, 40% dos funcionários de alguns departamentos chegaram a ser demitidos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?