metropoles.com

Pódio pro Brasil! Baby garante mais um bronze no judô

Sétimo e último dia de judô, acaba com mais uma medalha de bronze brasileira. Na quinta-feira, Mayra Aguiar conseguiu o feito para a equipe feminina

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ Twitter SporTV
babyed
1 de 1 babyed - Foto: Reprodução/ Twitter SporTV

Rafael Silva era a última esperança do judô brasileiro de conquistar mais uma medalha nos Jogos do Rio. Por isso mesmo, ele entrou na luta para ganhar. Nesta sexta-feira (12/8), ele venceu o holandês Roy Meyer e agora fez sua última luta pela medalha de bronze dos pesos pesados (acima de 100kg) contra Abdullo Tangriyev, do Azbequistão.

Rafael Silva mirava a gola do uzbeque, peso-pesado brasileiro toma a iniciativa na luta. Enquanto isso, o rival estudava o brasileiro. Ainda no início, baby manteve a base, mas puxou o adversário para tentar golpe. Os dois judocas foram punidos pela arbitragem. Em pouco tempo, o uzbeque tomaou outra punição (shido), deixando o judoca do Brasil com ligeira vantagem na luta.

Durante toda a luta Baby tentava sacudir adversário e se movimentar. O jogo de pegadas aproximava os rivais no tatame. Rafael quase conseguiu jogar rival no chão, mas adversário do brasileiro se segurou. Brasileiro conseguiu a pontuação que determinou jogo. Judoca brasileiro garantiu medalha com um yuko sobre o uzbeque Abdullo Tangriev na disputa do 3º lugar.

“Muito feliz! Foi muita luta depois da minha lesão. Quero agradecer a todos que me ajudaram. Em casa é bom demais. Foi uma luta muito difícil, o Teddy (Riner) tem tudo pra ganhar mais uma Olimpíada”, declarou Rafael Silva ao SporTV após a luta.

Rafael Silva, o Baby, vibrava bastante. Ele foi bronze em Londres 2012 e conquista novamente o 3º lugar em Olimpíadas.

Histórico
Mais cedo, o brasileiro caiu diante do francês Teddy Riner – invicto há seis anos e favorito ao ouro – nas quartas de final no judô, na categoria acima de 100kg. No oitavo duelo entre Baby e Riner, o francês faturou a oitava vitória sobre o brasileiro. O duelo mais emblemático entre os judocas foi na final do Mundial de 2013, no Rio de Janeiro, ocasião em que Baby acabou ficando com a prata.

O brasileiro estreou com vitória sobre o hondurenho Ramon Pileta nos Jogos do Rio. Em seguida, derrotou o russo Renat Saidov por ippon e chegou às quartas. Até então, as únicas medalhas conquistadas por judocas brasileiros nesta edição das Olimpíadas foram o ouro de Rafaela Silva (até 57kg) e o bronze de Mayra Aguiar (até 78kg).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?