Pódio pro Brasil! Baby garante mais um bronze no judô
Sétimo e último dia de judô, acaba com mais uma medalha de bronze brasileira. Na quinta-feira, Mayra Aguiar conseguiu o feito para a equipe feminina
atualizado
Compartilhar notícia
Rafael Silva era a última esperança do judô brasileiro de conquistar mais uma medalha nos Jogos do Rio. Por isso mesmo, ele entrou na luta para ganhar. Nesta sexta-feira (12/8), ele venceu o holandês Roy Meyer e agora fez sua última luta pela medalha de bronze dos pesos pesados (acima de 100kg) contra Abdullo Tangriyev, do Azbequistão.
Rafael Silva mirava a gola do uzbeque, peso-pesado brasileiro toma a iniciativa na luta. Enquanto isso, o rival estudava o brasileiro. Ainda no início, baby manteve a base, mas puxou o adversário para tentar golpe. Os dois judocas foram punidos pela arbitragem. Em pouco tempo, o uzbeque tomaou outra punição (shido), deixando o judoca do Brasil com ligeira vantagem na luta.
Durante toda a luta Baby tentava sacudir adversário e se movimentar. O jogo de pegadas aproximava os rivais no tatame. Rafael quase conseguiu jogar rival no chão, mas adversário do brasileiro se segurou. Brasileiro conseguiu a pontuação que determinou jogo. Judoca brasileiro garantiu medalha com um yuko sobre o uzbeque Abdullo Tangriev na disputa do 3º lugar.
“Muito feliz! Foi muita luta depois da minha lesão. Quero agradecer a todos que me ajudaram. Em casa é bom demais. Foi uma luta muito difícil, o Teddy (Riner) tem tudo pra ganhar mais uma Olimpíada”, declarou Rafael Silva ao SporTV após a luta.
Rafael Silva, o Baby, vibrava bastante. Ele foi bronze em Londres 2012 e conquista novamente o 3º lugar em Olimpíadas.
Histórico
Mais cedo, o brasileiro caiu diante do francês Teddy Riner – invicto há seis anos e favorito ao ouro – nas quartas de final no judô, na categoria acima de 100kg. No oitavo duelo entre Baby e Riner, o francês faturou a oitava vitória sobre o brasileiro. O duelo mais emblemático entre os judocas foi na final do Mundial de 2013, no Rio de Janeiro, ocasião em que Baby acabou ficando com a prata.
O brasileiro estreou com vitória sobre o hondurenho Ramon Pileta nos Jogos do Rio. Em seguida, derrotou o russo Renat Saidov por ippon e chegou às quartas. Até então, as únicas medalhas conquistadas por judocas brasileiros nesta edição das Olimpíadas foram o ouro de Rafaela Silva (até 57kg) e o bronze de Mayra Aguiar (até 78kg).