Brasiliense Cesar Castro vai para a final dos Saltos Ornamentais
Atleta se classificou na sexta colocação. A final acontece nesta terça-feira (16/8) às 18h
atualizado
Compartilhar notícia
O brasiliense Cesar Castro ficou em sexto na prova trampolim 3m dos Saltos Ornamentais e seguiu para a final, que acontece nesta terça-feira (16/8), às 18h.
Na estreia da competição ele ficou classificado em 14º lugar com a pontuação 398.85. Com a quarta participação em Olimpíadas, César confirma a melhor fase de sua carreira. Em fevereiro, ele conquistou um dos melhores resultados da história dos saltos ornamentais no país (437,40 pontos) ao terminar em quinto lugar na final do trampolim na Copa do Mundo da modalidade.O torneio, equivalente a um Mundial, valeu como evento-teste dos Jogos e também foi realizado no Parque Aquático Maria Lenk.
Com o resultado, César Castro chegou pela segunda vez a uma decisão olímpica, e 12 anos depois da primeira. Nos Jogos de Atenas, em 2004, o então jovem de 21 anos surpreendeu ao alcançar a disputa por medalhas e acabou na nona colocação. Mais de uma década depois, ele repetiu o feito após eliminações precoces em Pequim-2008 e Londres-2012.
Para chegar à final, César foi bastante consistente nas semifinais desta terça. Três dos seus seis saltos ficaram na casa dos 72 pontos. No total, conseguiu 442,45, desempenho que lhe garantiu a sexta colocação. Apesar disso, a possibilidade de medalha é pequena.
Mesmo com o ótimo desempenho, César ficou bem distante dos primeiros colocados do dia. Cao Yuan avançou como primeiro, com 489,10 pontos, seguido do mexicano Rommel Pacheco, com 468,70, e do russo Evgenii Kuznetsov, com 468,35.
O destaque negativo do dia ficou por conta do atual campeão olímpico, o também russo Ilia Zakharov, que surpreendeu e terminou na 18.ª e última colocação da semifinal. Ele até começou bem, com um salto que lhe rendeu 81,60 pontos, mas na quarta tentativa errou o movimento, caiu de barriga na água e zerou, o que lhe deixou bem distante da classificação.
Com informações da Agência Estado.