9 momentos imperdíveis da festa de abertura das Olimpíadas
É hoje! O início dos Jogos Olímpicos, às 19h15, será transmitido para todo o mundo
atualizado
Compartilhar notícia
Em meio a muitas informações vazadas com detalhes sobre a festa de abertura das Olimpíadas do Rio de Janeiro, a expectativa segue ganhando força. A cerimônia brasileira marcada para sexta-feira (5/8), no Maracanã, às 20h, tem sido apresentada na mídia como um show que reunirá referências históricas, alegria carnavalesca e bossa carioca.
Com cerca de 6 mil artistas voluntários confirmados, o evento deve ter duração próxima de quatro horas e está previsto para começar às 19h15 com um pré-show. A festa será encerrada quando a pira olímpica for acesa.Reunimos os momentos imperdíveis da festa. Confira:
1. Pré-show
Os portões do Maracanã serão abertos às 16h30 para entrada do público. Até a festa começar será realizado um show de aquecimento com atrações ainda não divulgadas. A música-tema dos jogos Rio 2016, cantada por Thiaguinho e Projota, deverá ser destaque. Aperte o play abaixo e entre no clima olímpico com Alma e Coração.
2 – Gilberto Gil, Caetano Veloso e Anitta
Os cantores Gilberto Gil, Caetano Veloso e Anitta marcarão presença. A participação dos artistas foi confirmada pelo comitê organizador da Rio-2016 e pelas assessorias de Caetano e Anitta. Alguns veículos divulgaram que os três fariam uma performance juntos, mas os detalhes continuam em segredo. Eles devem cantar juntos um clássico da música brasileira. A funkeira vai participar do trio a convite de Caetano.
3. Mulheres brasileiras
Um time poderoso de mulheres foi convidado para participar da abertura. Karol Conka e a jovem Mc Soffia vão se apresentar num dueto para cantar a realidade da mulher negra no Brasil, enquanto as apresentadoras Regina Casé e Glória Maria farão participações especiais. Já a atriz indicada ao Oscar Fernanda Montenegro vai declamar um conhecido poema ao lado da britânica Judi Dench. Há ainda grande expectativa em torno de uma performance da funkeira Ludmilla, que vai cantar o clássico “Rap da Felicidade”.
4. Vai dar samba
O ritmo musical deverá ter destaque em vários momentos da festa. Em entrevistas à BBC, Leonardo Caetano, diretor de cerimônias do Comitê Rio 2016, revelou que as escolas de samba Mangueira, Portela e Mocidade Independente estarão no segmento em que a história do Brasil será contada de forma “moderna e dinâmica”. Uma versão do Hino Nacional será interpretada por Paulinho da Viola, enquanto Elza Soares também homenageará o samba. Há ainda especulação sobre as participações de Diogo Nogueira e Zeca Pagodinho.
5. Fashionistas em ação
A participação de grandes nomes da moda será reformulada depois da polêmica envolvendo Gisele Bündchen, que originalmente seria assaltada enquanto desfilava ao som de “Garota de Ipanema”. De acordo com a assessoria de imprensa do evento, a cena foi cortada. A top continua confirmada em um pivô que dará numa passarela futurística e vestirá look criado por Alexandre Herchcovitch. Já Lea T, modelo internacional, fará história como a primeira transexual numa abertura olímpica na história dos Jogos. Em entrevista à BBC, Lea confirmou o destaque. “Não posso falar nada ainda, precisamos manter a surpresa. Mas a mensagem será muito clara: inclusão. Todos, independente de gênero, orientação sexual, cor, raça ou credo, somos seres humanos e fazemos parte da sociedade. Meu papel na cerimônia, num universo micro e representativo, ajudará a transmitir esta mensagem”, diz.
6. Especulação, hein?
O comitê organizador da Rio 2016 ainda não se pronunciou oficialmente sobre as presenças de Wesley Safadão, Bochecha e Marcelo D2, mas trechos de canções interpretadas por eles foram escutados no ensaio geral que caiu na internet. Outra convidada que, se decidir ir à abertura, deve causar burburinho é a presidente afastada Dilma Rousseff, além do ex-presidente Lula, ambos do PT. A informação oficial é que após os discursos, no campo, do presidente do Comitê Organizador, Carlos Arthur Nuzman, e do presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), Thomaz Bach, o presidente interino do Brasil, Michel Temer, declarará abertos os Jogos. O momento, entretanto, não deve passar sem protesto. No primeiro jogo da seleção masculina no Mané Garrincha, torcedores levaram faixas contra o processo de impeachment e um grupo está mobilizando pessoas para gritar o nome do juiz Sérgio Moro durante os jogos.
7. Os atletas estão chegando
O desfile das delegações de mais de 200 países participantes tomará conta de boa parte da abertura. O Brasil terá destaque por ser cidade-sede. O uniforme de gala do Time Brasil já foi divulgado e carregará assinatura da estilista carioca Lenny Niemeyer. Os homens usarão blazer azul marinho de sarja de algodão nacional, camisa social branca de tricoline e calça de sarja na cor areia. Já as mulheres vestirão saia, blusa e echarpe com estampas em tons verde, amarelo e azul e chapéu de palha. Os sapatos serão também na cor areia em camurça. A delegação tupiniquim terá como porta-bandeira a atleta de pentatlo Yane Marques.
8. Time Gambiarra
A abertura contará com produção executiva de Abel Gomes e a direção artística de Fernando Meirelles (Cidade de Deus, O Jardineiro Fiel, Ensaio Sobre a Cegueira). Daniela Thomas (dirigiu com Walter Salles o filme Terra Estrangeira), Andrucha Waddington (Eu Tu Eles, Outros (Doces) Bárbaros e Casa de Areia) e Rosa Magalhães (carnavalesca de enredos campeões do Carnaval carioca, como os últimos cinco títulos da Imperatriz Leopoldinense), também estão na equipe criativa. A festa contará ainda com coreografias da badalada Deborah Colker. “Tínhamos um orçamento muito abaixo da expectativa em relação a um espetáculo dessa natureza, mas acho que estamos acostumados com esse tipo de questão. O espírito da gambiarra é importante aqui no Brasil”, apontou Daniela. “Isso não é uma coisa sacrificante. Não é um ‘coitados de nós’. Gambiarra rocks, gambiarra é maravilha, gambiarra é pura criação”, completou a diretora.
9. A Pira Olímpica
Quem vai acender a pira? Quem vai entrar no Maraca com a tocha olímpica? Um grande mistério segue em torno desse momento. De acordo com informações publicadas no UOL, o ex-tenista Gustavo Kuerten teria sido o nome escolhido para entrar no estádio carregando a tocha. O símbolo dos jogos seria passado para outros atletas até chegar às mãos do eleito, que possivelmente será Pelé. O craque já comentou que recebeu o convite oficial, mas que por conta de outro compromisso talvez não consiga estar presente na festa. Logo, segue a interrogação.