metropoles.com

Micale comemora ouro inédito da seleção brasileira: “Dever cumprido”

O tom de desabafo não foi por acaso. O técnico do Brasil quase não esteve no comando do time nestes Jogos Olímpicos. Agora, deve permanecer no comando do time sub-20 e sub-23

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/CBF
micale
1 de 1 micale - Foto: Divulgação/CBF

O técnico Rogério Micale não escondeu o alívio pela conquista da inédita medalha de ouro para o futebol brasileiro na Olimpíada do Rio de Janeiro. Após um jogo duro com a Alemanha, decidido somente nos pênaltis, e com direito à prorrogação, o treinador resumiu a conquista em apenas duas palavras: “Dever cumprido”.

“É muito especial! Tivemos jogadores extremamente dedicados. Saio [da Olimpíada] com dever cumprido e realizado”, disse em entrevista à TV Globo o treinador, que deve permanecer no comando do time sub-20 e sub-23 da seleção brasileira.

O tom de desabafo não foi por acaso. Micale quase não esteve no comando do time nestes Jogos Olímpicos. Após liderar a equipe nos torneios de preparação e amistosos, ele seria substituído por Dunga na competição olímpica. Só não o foi porque Dunga foi demitido antes e Tite, seu substituto, logo avisou que não assumiria a equipe olímpica, julgando Micale o mais preparado para conduzir o jovem time.

“Foi um começo difícil”, admitiu Micale, que chegou à base da seleção com vasta experiência em liderar equipes mais jovens. Aos 47 anos, o treinador conquistou alguns dos títulos mais importantes da base do futebol brasileiro, como a Copa São Paulo de Juniores, com o Figueirense (2008), e a Taça BH de Futebol Júnior, com o Atlético Mineiro (2009 e 2011).

A opção por Micale se confirmou acertada neste sábado. O técnico, contestado nas primeiras partidas da Olimpíada, após empates sem gols com Iraque e África do Sul, foi premiado por uma postura mais ousada, ao escalar a seleção com quatro atacantes. Com esta formação, derrotou Dinamarca e Honduras, com goleadas, e a Colômbia.

Na final, empatou por 1 a 1 com a Alemanha, reconhecida pelo bom trabalho na base, no tempo normal. E, depois de uma prorrogação sem gols, a seleção brasileira venceu por 5 a 4 nas penalidades, graças a uma defesa do goleiro Weverton, outra aposta de Micale, após lesão de Fernando Prass.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?