metropoles.com

Martine Grael e Kahena Kunze garantem ouro na vela

Única esperança de medalha na vela, a dupla venceu as adversárias e garantiu mais uma medalha de ouro para o país. Nova Zelândia ficou com a prata e Dinamarca com o bronze

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rio-2016
viadrt
1 de 1 viadrt - Foto: Rio-2016

Nesta quinta-feira (18/8), Martine Grael e Kahena Kunze fizeram uma prova bem dura. Única esperança de medalha na vela, a dupla venceu as adversárias e garantiu a quarta medalha de ouro para o Brasil.

Em uma reta final emocionante, elas ultrapassaram a Nova Zelândia na última boia. As rivais ficaram com a prata na classe 49er FX feminina, a Dinamarca ficou com o bronze.

As espanholas tiveram problemas na largada e ficaram um pouco para trás. O Brasil largou bem, em 3º lugar, à frente da Dinamarca, Nova Zelândia e Espanha. Em seguida, a dupla conseguiu a liderança.

Ainda no início da prova, após a primeira boia, a Itália estava na primeira posição, a Nova Zelândia na segunda e o Brasil na terceira, com a Dinamarca em 4º lugar e a Espanha,  em 8º.  Após a segunda boia, a Itália liderou, com a Nova Zelândia a cinco segundos. O Brasil chegou a ficar em 6º.

Depois da terceira boia, faltando duas para o fim, a Nova Zelândia estava com o ouro, com o 2º lugar na prova. O Brasil estava em 3º e garantia a prata, a 13 segundos das rivais.Quem liderava a regata eram as italianas, que não tinham chances de medalhas.

Na quarta boia ultrapassada, a Nova Zelândia estava em 2º lugar, mas o Brasil se aproximava, com apenas 6 segundos atrás, em 3º. Na quinta boia, o Brasil já estava na liderança, garantindo o ouro.

Com 46 pontos, os barcos de Brasil, Espanha e Dinamarca lideravam, com a Nova Zelândia logo atrás com 47 pontos para iniciar a “Medal Race”, última regata. Apenas esses quatro países tinham chances de medalhas.

As velejadoras disputaram a regata pela primeira vez nesta campanha, na raia Pão de Açúcar, conhecida por ventos mais instáveis em função da proximidade da montanha. O local foi escolhido pela organização por causa das dificuldades técnicas, mas também pela proximidade do público, que pôde acompanhar os barcos da praia do Flamengo. Nos últimos dias, regatas de medalha foram adiadas por falta de vento.

As brasileiras venceram o Campeonato Mundial da Federação Internacional de Vela em 2014 e foram vices no Campeonato Mundial da categoria em 2015. Durante as 12 regatas, Martine e Kahena ganharam duas, foram vice três vezes e ficaram duas vezes na terceira posição. Depois terminaram em 6º, 7º, 9º e 10º. Uma décima primeira posição foi descartada.

Sobre as atletas
Aos 25 anos, Martine Grael e Kahena Kunze têm o peso do ouro em suas costas. Era delas a única chance de medalha brasileira na vela nos Jogos Olímpicos do Rio. Nesta quinta-feira (18/8), as duas foram para a medal race para uma disputa acirrada contra espanholas, dinamarquesas e neozelandesas.

Sobrenome vencedor elas já têm. Martine é filha do coordenador técnico da equipe brasileira, Torben Grael, dono de cinco medalhas olímpicas (dois ouros, uma prata e dois bronzes); e sobrinha de Lars Grael — dois bronzes olímpicos, hexacampeão brasileiro na Star e campeão mundial da classe em 2015. Kahena também conhece o mar desde menina – o pai dela, Claudio Kunze, foi campeão mundial júnior da classe Pinguim.

Elas toparam o desafio de aprender a velejar juntas na 49er FX, classe que debuta nesta edição dos Jogos, com um barco leve e veloz. Enquanto a proeira Kahena doma as velas, Martine as guia, no timão.

(Com informações da Agência Estado)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?