Judô: Maria Portela é desclassificada por golpe irregular na Rio-2016
Brasileira foi eliminada por tentar aplicar golpe sem segurar o quimono da adversária. Tiago Camilo ainda busca uma vaga nas quartas de final contra Mammadali Mehdiyev, do Azerbaijão
atualizado
Compartilhar notícia
Buscando outra medalha na modalidade, o judô brasileiro foi eliminado da categoria até 70kg feminino. Nesta quarta-feira (10/8), Maria Portela foi desclassificada por um golpe irregular aplicado sobre a austríaca Bernadette Graf no golden score da terceira fase das eliminatórias da categoria. A punição foi semelhante à aplicada contra Rafaela Silva em Londres-2012.
No tempo normal, cada uma das judocas recebeu um shidô. A luta, então, seguiu para um tempo extra, quando Maria voltou a ser punida, dessa vez por “abraçar” a adversária sem segurar o seu quimono, o que não é permitido pelas regras do judô. Punida, deixou o tatame chorando e foi consolada pela sua adversária e também pela técnica Rosicleia Campos.O Brasil ainda segue na disputa por uma vaga nas quartas de final da categoria até 90kg masculino com o judoca Tiago Camilo. Ele superou o sul-africano Zak Piontek na estreia e agora enfrenta Mammadali Mehdiyev, do Azerbaijão.
Medalhista de prata em Sidney-2000 e de bronze em Pequim-2008, Tiago Camilo venceu por ippon em sua estreia na Rio-2016, também nesta manhã. Ele já tinha um yuko de vantagem quando conseguiu o golpe. Esta será a última Olimpíada do atleta, que deve se aposentar após a competição. (Com informações da Agência Estado).