metropoles.com

GDF divulga dados de turistas na Olimpíada, mas não revela valor gasto

Secretário-adjunto de Turismo afirmou que apenas 29% dos turistas no DF vieram por conta das partidas. No entanto, valores desembolsados pelo governo para sediar Jogos ainda é uma incógnita

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreria/Metrópoles
1 de 1 Daniel Ferreria/Metrópoles - Foto: null

A terça-feira (20/9) foi dia da 55ª reunião do Conselho de Desenvolvimento do Turismo do Distrito Federal (Condetur). O evento, sediado pela Fecomércio, contou com a presença do secretário-adjunto de Turismo, Jaime Recena. Na ocasião, ele destacou o resultado de uma pesquisa realizada com 1.970 pessoas durante as partidas das Olimpíadas no DF. Como o Metrópoles havia antecipado, o levantamento mostra que poucos turistas visitaram a capital por conta do evento esportivo e que houve modesta presença de estrangeiros.

Segundo os números, apenas 29% dos entrevistados vieram para Brasília motivados pelos jogos. Entre os turistas ouvidos, 19% eram estrangeiros e 81% brasileiros. Quase 90% dos visitantes afirmaram que pretendem retornar a Brasília, sendo que 5% sinalizaram que talvez voltariam e apenas 6% não pretendem regressar.

No entanto, enquanto libera dados comemorando a vontade dos turistas entrevistados em retornar ao DF, o governo local não divulgou ainda o número absoluto de pessoas que estiveram em Brasília durante os dias dos jogos, muito menos quanto esses turistas gastaram por aqui. Outro número ainda desconhecido da população é o valor que saiu dos cofres do GDF para sediar as Olimpíadas. Desde o dia 11 de agosto, o Metrópoles solicitou os valores oficiais, no entanto, até agora não teve o pedido atendido.

Em 30 de agosto, a secretária de Esporte, Leila Barros, informou que o GDF iria esperar o fim do revezamento da Tocha Paralímpica para divulgar os valores gastos e quanto a economia movimentou com as partidas de futebol e a chegada de turistas. No entanto, 19 dias se passaram e nada. A cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, divulgou os dados um dia após o fim dos jogos.

Os números já entraram na mira do Ministério Público de Contas do Distrito Federal (MPCDF) e da Câmara Legislativa (CLDF). Só com a Tocha Olímpica e os jogos de futebol, o Governo do DF desembolsou mais de R$ 30 milhões, como mostrou o site. No entanto, não se sabe quanto foi gasto na passagem da Tocha Paralímpica, nem com o que e como tanto dinheiro foi torrado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?