metropoles.com

Atletas brasileiros se classificam para semifinais da natação

Etiene Medeiros, Leonardo de Deus, Thiago Pereira e Henrique Rodrigues disputaram as classificatórias nesta quarta-feira (10/8). Próximas disputas estão marcadas para esta noite

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rio-2016
thiago pereira
1 de 1 thiago pereira - Foto: Rio-2016

O Brasil tem quatro atletas classificados para as semifinais da natação, que serão disputadas ainda na noite desta quarta-feira (10/8). Na primeira prova desta tarde, Etiene Medeiros conseguiu chegar em terceiro lugar na quarta bateria dos 100m livre e está classificada para a semifinal. Com o tempo de 54s38, conseguiu a 14ª colocação e se classificou para a semifinal. Sua melhor marca é de 54s26.

Etiene Medeiros explica bom desempenho na classificatória dos 100m livre: “Na verdade, eu acho que ainda não ‘tô’ (garatinda na semifinal). Vou esperar a última série. Não fiz o meu melhor, mas entrei com outra cabeça. Tô muito feliz por isso. Foi muito trabalho mental, muita mentalização, psicóloga”.

Ela volta a nadar no Estádio Aquático Olímpico por uma vaga na final. Já Larissa Oliveira, outra brasileira que disputou a prova, não conseguiu classificação na quinta bateria da categoria.

200m costas masculino
Leonardo de Deus, o único brasileiro disputando a categoria 200 metros costas, também garantiu a classificação para a semifinal. Ele finalizou o percurso em 1min57s e bateu seu recorde pessoal e o melhor tempo brasileiro na prova. Ele nadou 19 centésimos abaixo de Thiago Pereira, que à época do antigo recorde nacional finalizou a etapa em 1min57s19.

O nadador fechou a quarta bateria em quinto lugar e ficou com a 12ª posição na classificação geral. Ele também volta a nadar na noite desta quarta por uma vaga na final.

“Saí dos 200m borboleta bem chateado e tive um dia para levantar a cabeça. Acredito que hoje, com esse resultado, fui um vencedor. Fiz a melhor marca da minha vida. Estou a 8 centésimos do oitavo colocado e quem sabe essa final possa vir”, afirmou o atleta em entrevista ao SporTV.

200m medley masculino
Já na prova de 200 metros medley masculino, Thiago Pereira e Henrique Rodrigues também se classificaram para as semifinais desta noite. Na segunda bateria, Rodrigues conquistou o terceiro melhor tempo e fechou a prova em 1min58s56, ficando com a quarta melhor posição entre os atletas classificados.

Já Pereira fechou o percurso na segunda posição, atrás do multicampeão Michael Phelps. O brasileiro conseguiu a marca de 1min58s63 e conquistou o quinto lugar na classificação geral. Já o americano finalizou a prova em 1min58s41 e ficou com o terceiro lugar geral, atrás do compatriota Ryan Lochte e do alemão Philip Heintz.

Revezamento feminino
No revezamento 4×200 metros livre feminino, a equipe brasileira – formada por Manuella Lyrio, Jessica Cavalheiro, Gabrielle Roncatto e Larissa Oliveira, todas estreantes em Jogos Olímpicos – fez o 11º tempo, com 7min55s68. Apesar de ficar de fora da final, o quarteto se mostrou satisfeito.

“A gente fica feliz. Claro que queríamos um pouco mais, estar na final, mas acho que serve de experiência para todo mundo, como aprendizagem para a próxima Olimpíada”, disse Gabrielle. “Eu queria estar nessa final, mas é difícil juntar as quatro no mesmo dia muito, muito bem. Então, acho que foi positivo”, afirmou Manuella.

 

(Com informações da Agência Estado)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?