Atletas brasileiros se classificam para semifinais da natação
Etiene Medeiros, Leonardo de Deus, Thiago Pereira e Henrique Rodrigues disputaram as classificatórias nesta quarta-feira (10/8). Próximas disputas estão marcadas para esta noite
atualizado
Compartilhar notícia
O Brasil tem quatro atletas classificados para as semifinais da natação, que serão disputadas ainda na noite desta quarta-feira (10/8). Na primeira prova desta tarde, Etiene Medeiros conseguiu chegar em terceiro lugar na quarta bateria dos 100m livre e está classificada para a semifinal. Com o tempo de 54s38, conseguiu a 14ª colocação e se classificou para a semifinal. Sua melhor marca é de 54s26.
Etiene Medeiros explica bom desempenho na classificatória dos 100m livre: “Na verdade, eu acho que ainda não ‘tô’ (garatinda na semifinal). Vou esperar a última série. Não fiz o meu melhor, mas entrei com outra cabeça. Tô muito feliz por isso. Foi muito trabalho mental, muita mentalização, psicóloga”.Ela volta a nadar no Estádio Aquático Olímpico por uma vaga na final. Já Larissa Oliveira, outra brasileira que disputou a prova, não conseguiu classificação na quinta bateria da categoria.
200m costas masculino
Leonardo de Deus, o único brasileiro disputando a categoria 200 metros costas, também garantiu a classificação para a semifinal. Ele finalizou o percurso em 1min57s e bateu seu recorde pessoal e o melhor tempo brasileiro na prova. Ele nadou 19 centésimos abaixo de Thiago Pereira, que à época do antigo recorde nacional finalizou a etapa em 1min57s19.
O nadador fechou a quarta bateria em quinto lugar e ficou com a 12ª posição na classificação geral. Ele também volta a nadar na noite desta quarta por uma vaga na final.
“Saí dos 200m borboleta bem chateado e tive um dia para levantar a cabeça. Acredito que hoje, com esse resultado, fui um vencedor. Fiz a melhor marca da minha vida. Estou a 8 centésimos do oitavo colocado e quem sabe essa final possa vir”, afirmou o atleta em entrevista ao SporTV.
200m medley masculino
Já na prova de 200 metros medley masculino, Thiago Pereira e Henrique Rodrigues também se classificaram para as semifinais desta noite. Na segunda bateria, Rodrigues conquistou o terceiro melhor tempo e fechou a prova em 1min58s56, ficando com a quarta melhor posição entre os atletas classificados.
Já Pereira fechou o percurso na segunda posição, atrás do multicampeão Michael Phelps. O brasileiro conseguiu a marca de 1min58s63 e conquistou o quinto lugar na classificação geral. Já o americano finalizou a prova em 1min58s41 e ficou com o terceiro lugar geral, atrás do compatriota Ryan Lochte e do alemão Philip Heintz.
Revezamento feminino
No revezamento 4×200 metros livre feminino, a equipe brasileira – formada por Manuella Lyrio, Jessica Cavalheiro, Gabrielle Roncatto e Larissa Oliveira, todas estreantes em Jogos Olímpicos – fez o 11º tempo, com 7min55s68. Apesar de ficar de fora da final, o quarteto se mostrou satisfeito.
“A gente fica feliz. Claro que queríamos um pouco mais, estar na final, mas acho que serve de experiência para todo mundo, como aprendizagem para a próxima Olimpíada”, disse Gabrielle. “Eu queria estar nessa final, mas é difícil juntar as quatro no mesmo dia muito, muito bem. Então, acho que foi positivo”, afirmou Manuella.
(Com informações da Agência Estado)