Equipe de basquete chega a Vila Olímpica e aguarda partida de domingo
Chegada tardia à vila dos atletas é devido a treinamentos intensos pré-Olimpíadas. Equipe, que é uma das mais experientes do Time Brasil, espera sair com medalha dos Jogos
atualizado
Compartilhar notícia
Uma das equipes mais experientes do Time Brasil que competirá nos Jogos Olímpicos Rio 2016, o basquete masculino entrou na Vila dos Atletas na noite de quarta-feira (10/8) após intensas semanas de preparação física, tática e técnica em São Paulo e a realização de alguns amistosos em Mogi das Cruzes. Com cinco jogadores atuando na NBA entre os convocados (Nenê, Marcelinho Huertas, Raulzinho, Cristiano Felício e Leandrinho) e um técnico campeão olímpico que é considerado um dos melhores do mundo, a equipe chega a esse momento com o objetivo de competir de igual para igual contra as melhores seleções do mundo, e brigar por uma medalha em uma das modalidades mais difíceis e equilibradas dos Jogos.
“Jogar a Olimpíada no Rio é a realização de um sonho. Sei que é clichê falar isso, mas todo atleta trabalha durante toda a sua vida sonhando em chegar a um momento como esse. Estar no Rio, uma cidade que é a minha casa, no meu país, é muito especial. Espero que façamos um ótimo trabalho e que, se Deus quiser, possamos lutar pelo nosso objetivo principal nesses Jogos, que é a conquista de uma medalha para o nosso país”, disse Vitor Benite, ala/armador da seleção brasileira.
A chegada tardia à Vila Olímpica tem explicação. Rotina tradicional nas equipes comandadas por Rubén Magnano nos períodos que antecedem a grandes competições, e como já havia sido feito antes dos Jogos Londres 2012 e dos Jogos Pan-americanos Toronto 2015, a seleção se reuniu em São Paulo no dia 26 de junho para três semanas de treinamentos, antes de seguir para a realização de alguns amistosos em Mogi das Cruzes, já na parte final da preparação.
“O período de treinos e descanso é muito importante, mas poder sentir esse clima de Vila Olímpica e viver esse momento tão especial é muito bacana também. Sempre ficamos deslumbrados em chegar na Vila e ver toda essa estrutura montada, o local cheio de atletas que vêm de todos os lugares do mundo para competirem nas mais variadas modalidades. Hoje estamos podendo dar uma volta e conhecer bem a Vila e tudo o que ela nos oferece, e também relaxarmos um pouquinho antes de jogarmos a competição mais importante das nossas vidas”, disse o armador Marcelinho Huertas.
A oportunidade de disputar uma edição dos Jogos Olímpicos em casa mexe com os atletas, e torna ainda mais especial e importante uma competição que, por si só, já é considerada a principal e mais importante da carreira de cada um dos cerca de 12 mil atletas que tornarão a Cidade Maravilhosa a capital do esporte no mundo, até o dia 21 de agosto.
“A sensação de jogar uma Olimpíada no nosso país é única, algo que pouquíssimos atletas no mundo têm a oportunidade de realizar ao longo de suas carreiras. Espero que nossa torcida possa comparecer e vibrar muito, tornando essa competição tão extraordinária quanto foram os Jogos Pan-americanos em 2007, a única chance que tive de disputar um campeonato oficial dentro do Brasil até hoje. Vamos brigar e competir no mais alto nível contra as melhores seleções do mundo, e espero que isso sirva de motivação para nossa torcida da mesma maneira que a presença deles nos nossos jogos servirá para a gente”, finalizou Huertas.
O Brasil estreia no torneio masculino de basquete nos Jogos Olímpicos Rio 2016 contra a Lituânia neste domingo, dia 7, às 14h15, na Arena Carioca 1. Completam o Grupo B as seleções da Argentina, Espanha, Croácia e Nigéria. As quatro primeiras colocadas se classificam para as quartas de final do torneio olímpico, quando enfrentarão em sistema de mata-mata as quatro primeiras colocadas do Grupo A, composto por França, Estados Unidos, Venezuela, Sérvia, China e Austrália.