Com os dois ouros de quinta, Brasil já tem melhor campanha na história
Com vitórias do dia, são cinco medalhas de ouro e outras cinco de prata e de bronze. Desempenho brasileiro superou o de Atenas-2004, quando o país conquistou cinco de ouro, duas de prata e três de bronze
atualizado
Compartilhar notícia
A quinta-feira (18/8) duplamente dourada para o Brasil representou muito para a história do país em Jogos Olímpicos. Com as vitórias do dia na vela e no vôlei de praia, já são cinco medalhas de ouro e outras cinco de prata e de bronze. Qualitativamente, já é o melhor desempenho brasileiro em uma edição de Olimpíada, superando Atenas-2004, na Grécia.
Há 12 anos, o Brasil conquistou cinco medalhas de ouro, duas de prata e três de bronze, totalizando 10 premiações. Agora, no Rio de Janeiro, já são 15 e mais uma está garantida, já que o futebol masculino está na decisão contra a Alemanha, marcada para este sábado (20), no estádio do Maracanã. Com 16, só falta uma para igualar em quantidade o desempenho de Londres-2012 – foram três de ouro, cinco de prata e nove de bronze.No entanto, a meta estabelecida pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) antes das Olimpíadas – de 25 a 27 medalhas para estar no Top 10 do quadro de medalhas – está difícil de ser alcançada. Faltando três dias de competições, o país conseguiu subir duas posições – ultrapassando Jamaica e Espanha – e agora está na 13ª colocação. Para chegar ao 10º lugar, precisa de, no mínimo, três de ouro. Isso se os concorrentes acima não vencerem mais.
Outro destaque do dia no Rio-2016 foi, mais uma vez, os Estados Unidos. Na quinta, os norte-americanos chegaram à 100ª medalha nestas Olimpíadas. Ela veio com o bronze de Ashley Spencer nos 400 metros com barreiras feminino, em prova que a vencedora também foi uma norte-americana: Dalilah Muhammad. No total, são 35 medalhas de ouro, 33 de prata e 32 de bronze, muito à frente de Grã-Bretanha (22 de ouro) e China (20 douradas).
Até agora, 82 países já ganharam ao menos uma medalha na Rio-2016. As novidades do dia foram México e Jordânia, que na quinta ganhou a sua primeira medalha na história do país com o ouro de Ahmad Abughaush na categoria até 68kg do taekwondo.