metropoles.com

Com número recorde, Brasil convoca 278 atletas para Jogos Paralímpicos

Dono da casa, o País terá pela primeira vez na história representantes em todas as 22 modalidades que compõem a Paralimpíada. No total, serão 181 homens e 97 mulheres

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/CPB
convocação paralímpica
1 de 1 convocação paralímpica - Foto: Divulgação/CPB

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) anunciou nesta terça-feira (19/7) a lista de convocados para representar o País nos Jogos deste ano no Rio. No recém-inaugurado Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, a entidade definiu a maior delegação já enviada pelo Brasil para o evento, com 278 atletas.

Dono da casa, o País terá pela primeira vez na história representantes em todas as 22 modalidades que compõem a Paralimpíada. No total, serão 181 homens e 97 mulheres com o objetivo de ficar entre os cinco melhores no quadro geral de medalhas, meta traçada pelo próprio CPB após a sétima posição em Londres, em 2012.

“Materializar a delegação dos Jogos Paralímpicos Rio-2016 é um momento muito importante para o Comitê Paralímpico Brasileiro. Será a maior e melhor delegação paralímpica brasileira de todos os tempos. Estamos muito orgulhosos, pois também será a primeira vez que estaremos em 100% das modalidades que compõem o programa paralímpico, também por ser o país-sede. Estamos ansiosos para entrar na Vila dos Atletas com esta delegação”, disse o presidente do CPB, Andrew Parsons.

O número de integrantes da delegação é ainda maior se for levado em conta o elenco de apoio. Serão 16 atletas-guia (atletismo), três calheiros (bocha) e mais dois goleiros (futebol de 5), além do auxílio de 195 oficiais técnicos, que completam as 494 pessoas que irão compor a delegação do Brasil na Vila dos Atletas, no Rio.

Entre os chamados, alguns grandes destaques do esporte paralímpico brasileiro nos últimos anos, como os multicampeões Daniel Dias, Clodoaldo Silva e Andre Brasil, na natação, e Terezinha Guilhermina, Yohansson do Nascimento e Alan Fonteles, no atletismo. Dos convocados, 44 atletas, de 11 modalidades, já conquistaram medalhas em Paralimpíadas e agora tentarão repetir o feito no Rio.

Os Jogos Paralímpicos do Rio terão início em 50 dias, em 7 de setembro, com encerramento previsto para o dia 18. Serão mais de quatro mil atletas de 176 países diferentes na disputa de 528 medalhas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?