metropoles.com

Climão: vitórias de brasileiros ameaçam amizade com cubanos no boxe

Depois da vitória de Robson Conceição sobre o cubano Lázaro Jorge Álvarez, na categoria leve (até 60 kg), as duas equipes de apoio se desentenderam e trocaram ofensas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Facebook
robsoncaetano
1 de 1 robsoncaetano - Foto: Reprodução/Facebook
Rio – Amigos, amigos, negócios à parte. As recentes vitórias do boxe brasileiro tornaram-se uma ameaça para a hegemonia cubana no esporte na América Latina, o que comprometeu uma antes tranquila amizade. Neste domingo (14/8), depois da vitória de Robson Conceição sobre o cubano Lázaro Jorge Álvarez, na categoria leve (até 60 kg), as duas equipes de apoio se desentenderam e trocaram ofensas.

“Eu fui cumprimentá-lo e ele me ignorou”, disse o boxeador brasileiro. “Mas ele é muito marrento, ao contrário dos outros, e teve o que merecia.”

“Nossa relação com os cubanos começou a mudar nos últimos anos, quando o Brasil começou a vencer competições importantes e, com isso, a ganhar mais projeção no boxe”, observou Mateus Alves, um dos técnicos da seleção brasileira. Ele se referia principalmente à excelente participação brasileira na Olimpíada de Londres, em 2012, quando Esquiva Falcão (até 75 kg) levou a medalha de prata e Yamaguchi Falcão (até 85 kg) e Adriana Araújo (até 60 kg) ficaram com bronze.

De fato, antes de Robson chegar ao ponto de entrevistas com a imprensa, seu rival passou pelos jornalistas e membros de sua comissão gritaram em protesto contra a pontuação dos juízes. Os apelos ecoaram entre repórteres cubanos, também inconformados com o resultado.

Na verdade, Cuba não tem atingido sua meta de conquista de medalhas de ouro, colecionando decepções como a derrota de Erislandy Savon, sobrinho do mítico tricampeão olímpico Felix Savon, desclassificado, no sábado, na semifinal, por Vassily Levit, do Casaquistão.

Mesmo com o clima tenso, Robson preferiu não apontar sua vitória como vingança – o brasileiro foi derrotado por Álvarez na final do Mundial de 2013. “Não vejo dessa forma, nem me preocupo com a raiva deles.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?