metropoles.com

CAS julga cinco casos de doping de atletas que disputam as Olimpíadas

Além do brasileiro Kleber Ramos, da chinesa Chen Xinyi e da búlgara Silvia Danekova, Corte já identificou outros três casos. No entanto, nomes e nacionalidades ainda não foram divulgados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Twitter
chinesa natação Chen Xinyi
1 de 1 chinesa natação Chen Xinyi - Foto: Reprodução/Twitter

Cinco atletas que vieram aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro estão sendo julgados por doping, além do brasileiro Kleber Ramos, já suspenso. O Estado de S. Paulo obteve informações confidenciais de que, desde o início do evento, os casos têm sido avaliados pela Corte Arbitral do Esporte (CAS). Nenhum deles se refere à delegação russa, já em parte banida da competição, e revelam a dimensão do problema que os organizadores terão de enfrentar.

Em sua edição de sexta-feira (12/8), o Estado de S. Paulo revelou com exclusividade o doping da nadadora chinesa Chen Xinyi. Ela recorreu da decisão, mas acabou suspensa.

Além dela, a atleta búlgara Silvia Danekova foi alvo de um teste que detectou EPO em seu sangue. Com 33 anos, ele competiria na segunda (15) nos 3 mil metros.

Os testes ocorreram logo que ela chegou ao Rio, no dia 26 de julho. A corredora foi suspensa e agora aguarda os resultados da segunda análise de suas amostras. O Comitê Olímpico Búlgaro confirmou a informação, mas o Comitê Olímpico Internacional (COI) mantém ainda o silêncio, até que o segundo teste seja realizado.

Outros casos
A reportagem apurou que outros três casos também já foram identificados. Os nomes, porém, não estão sendo revelados por enquanto e nem as nacionalidades. Em todos eles, as amostras positivas foram colhidas quando esses atletas ainda não estavam no Rio de Janeiro. Ainda assim, viajaram. Agora, recorreram da decisão e aguardam julgamento.

Um deles seria do polonês Adrian Zielinski, ouro no halterofilismo em Londres em 2012.

Marcado pelo escândalo dos atletas da Rússia, os Jogos no Rio representam um teste para a política do COI de combate ao doping. Na sexta, as competições do atletismo começaram sem a participação dos russos e diante de dúvidas sobre outras delegações.

Ao Estado de S. Paulo e a outro jornal estrangeiro, o presidente do COI, Thomas Bach, admitiu que terá de realizar uma “revisão completa” do sistema de doping e sugeriu uma reunião especial de todos os envolvidos em outubro.

Além dos russos e desses cinco casos, a própria equipe búlgara tem sido alvo de diversos casos de doping desde 2008. Atletas como Tezdzhan Naimova, Inna Eftimova, Daniela Yordanova, Vanya Stambolova, Teodora Kolarova, Venelina Veneva e Andrian Andreev foram alguns dos esportistas pegos do doping. No Rio, toda a equipe de levantamento de peso do país também foi suspensa.

Além do caso da Bulgária, a organização das Olimpíadas registrou na quinta (11) a expulsão de um dos técnicos da equipe do Quênia. Ele foi pego ao tentar se passar por um dos atletas no momento que uma coleta de urina iria ocorrer.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?