Brasiliense Caio Bonfim termina 50km da marcha atlética em 8º lugar
Ele concluiu a prova em 3h47min02s e bateu recorde brasileiro. Inicialmente, Caio havia ficado com a 9ª posição, mas subiu após a desclassificação de um atleta japonês
atualizado
Compartilhar notícia
Na prova dos 50km da marcha atlética, que não é sua especialidade, o brasiliense Caio Bonfim conseguiu uma ótima colocação. O atleta de Sobradinho encerrou a disputa, vencida pelo eslovaco Matej Toth, em 8º lugar. Apenas 38 dos 80 atletas terminaram a prova.
Inicialmente, Caio havia sido o 9º a concluir o percurso, mas a eliminação de Hirooki Avai, do Japão, que havia ficado com o bronze, o fez subir uma posição. O japonês colidiu com o canadense Evan Dunfee ao ultrapassá-lo durante a corrida. Com a decisão, o terceiro lugar passou a ser justamente do atleta do Canadá. A prata ficou com Jared Tallent, da Austrália.O francês Yohann Diniz, atual recordista mundial da categoria, liderou a disputa durante boa parte do tempo. No entanto, ele sofreu com problemas intestinais e chegou a desmaiar, o que fez com que perdesse algumas posições. Dando exemplo de superação, ele cruzou a linha de chegada na 7ª colocação.
Toth ficou com o ouro após terminar o trajeto em 3h40min58s. Caio levou 6min04s a mais para percorrer os 50km e bateu o recorde brasileiro, com 3h47min02s.
“Treino 40km por dia. Não saio na rua para rebolar. Nesta prova, 80 iniciaram e 20 não conseguiram terminar. A gente tem que acreditar. Eu fui 39º em Londres (2012) e 4º e 9º aqui no Rio. Acredito no nosso país e, graças a Deus, temos a característica de não desistir”, disse Caio em entrevista ao SporTV após a prova.
O brasiliense já havia surpreendido os competidores ao chegar na quarta posição na prova de 20km nos Jogos do Rio. Ele ficou a 5 segundos da medalha de bronze na categoria. Na última sexta (12/8), Caio protestou contra o preconceito que sofre por praticar a modalidade.
Outros dois brasileiros participaram da prova. Jonathan Riekmann, de Blumenau, Santa Catarina, ficou em 29º, com tempo de 4h01min. Já Mário José dos Santos Júnior abandonou a disputa antes dos 20km.