metropoles.com

Brasiliense Caio Bonfim termina 50km da marcha atlética em 8º lugar

Ele concluiu a prova em 3h47min02s e bateu recorde brasileiro. Inicialmente, Caio havia ficado com a 9ª posição, mas subiu após a desclassificação de um atleta japonês

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Brasil 2016/Reprodução
caiobonfim
1 de 1 caiobonfim - Foto: Brasil 2016/Reprodução

Na prova dos 50km da marcha atlética, que não é sua especialidade, o brasiliense Caio Bonfim conseguiu uma ótima colocação. O atleta de Sobradinho encerrou a disputa, vencida pelo eslovaco Matej Toth, em 8º lugar. Apenas 38 dos 80 atletas terminaram a prova.

Inicialmente, Caio havia sido o 9º a concluir o percurso, mas a eliminação de Hirooki Avai, do Japão, que havia ficado com o bronze, o fez subir uma posição. O japonês colidiu com o canadense Evan Dunfee ao ultrapassá-lo durante a corrida. Com a decisão, o terceiro lugar passou a ser justamente do atleta do Canadá. A prata ficou com Jared Tallent, da Austrália.

O francês Yohann Diniz, atual recordista mundial da categoria, liderou a disputa durante boa parte do tempo. No entanto, ele sofreu com problemas intestinais e chegou a desmaiar, o que fez com que perdesse algumas posições. Dando exemplo de superação, ele cruzou a linha de chegada na 7ª colocação.

Toth ficou com o ouro após terminar o trajeto em 3h40min58s. Caio levou 6min04s a mais para percorrer os 50km e bateu o recorde brasileiro, com 3h47min02s.

“Treino 40km por dia. Não saio na rua para rebolar. Nesta prova, 80 iniciaram e 20 não conseguiram terminar. A gente tem que acreditar. Eu fui 39º em Londres (2012) e 4º e 9º aqui no Rio. Acredito no nosso país e, graças a Deus, temos a característica de não desistir”, disse Caio em entrevista ao SporTV após a prova.

O brasiliense já havia surpreendido os competidores ao chegar na quarta posição na prova de 20km nos Jogos do Rio. Ele ficou a 5 segundos da medalha de bronze na categoria. Na última sexta (12/8), Caio protestou contra o preconceito que sofre por praticar a modalidade.

Outros dois brasileiros participaram da prova. Jonathan Riekmann, de Blumenau, Santa Catarina, ficou em 29º, com tempo de 4h01min. Já Mário José dos Santos Júnior abandonou a disputa antes dos 20km.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?